Noite. Lisboa quer acabar com os copos de plástico

0
89

Em breve, a moda dos copos reutilizáveis que vês nos festivais de verão poderá chegar à noite de Lisboa.

Como é o cenário de uma rua do Bairro Alto, de Santos ou do Cais do Sodré, depois de uma noite de copos? As pessoas regressam a casa mas esses copos permanecem na rua, vazios, em contentores ou no próprio chão, poluindo a via pública. É com isso que a Câmara Municipal de Lisboa quer acabar, propondo o recurso aos copos de plástico reutilizáveis, tal como acontece nos festivais de verão.

A autarquia está a estudar formas de restringir o uso dos copos de plástico descartáveis para a venda e consumo de bebidas. O objetivo é reduzir o desperdício e o lixo produzido, poupando recursos na limpeza das ruas e aliviando o impacto no ambiente.

Esta medida será parte de um esforço mais alargado da edilidade, que abrangerá outros objetos descartáveis ou não reutilizáveis, para obedecer ao Plano Municipal de Gestão de Resíduos vigente desde 2016, que quer reduzir a produção de resíduos em 10 por cento até 2020.

A Câmara Municipal de Lisboa encontra-se atualmente a dialogar com a restante comunidade, e ainda deverá demorar algum tempo até encontrares copos reutilizáveis quando saíres à noite na capital.

[Fonte: O Corvo]
[Foto: Jacques Lebleu @ Flickr]

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here