MOTELX revela programação completa

0
74
MOTELX revela programação completa

Faltam exatamente 13 dias para o início do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa e já foi revelada a extensa programação que vai trazer este género cinematográfico à capital de Portugal.

O filme de abertura é Super Dark Times, de Kevin Phillips. A longa metragem teve a sua premiére no 2017 Tribeca Filme Festival em abril e antes de chegar às salas de cinema americanas (29 de setembro), chega a todos os que forem ao primeiro dia do MOTELX. O enredo é sobre dois adolescentes que, depois de um acidente, vêem a sua vida dar uma volta de 180º graus de paranóia e violência.
Na outra ponta do Festival, o filme que vai encerrar quase uma semana de terror é o It (2017). Baseado no livro de Stephen King, o filme conta a história de um grupo de crianças que sofrem de bullying e que começam a ser caçadas por um palhaço.

O primeiro convidado de honra do Festival, Roger Corman, vai dar, dia 6, uma masterclass e uma sessão de autógrafos, seguidas da projeção do filme X: The Man With the X-Ray Eyes. No dia 7 de setembro passará o filme The Masque of the Red Death.
Já o convidado Alejandro Jodorowsky fará a sua masterclass e sessão de autógrafos dia 9, seguindo-se a apresentação do filme Santa Sangre. No dia 10, e último do Festival, vai ser exibido o seu filme mais conhecido e emblemático, El Topo, através de uma cópia única de 35mm.

Para o Prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia/Méliès d’Argent, vão ser exibidos, em estreia nacional, os filmes Animals, de Greg Zglinski (Suíça/Áustria/Polónia); Cold Hell, de Stefan Ruzowitzky (Alemanha/Áustria); Kaleidoscope, de Rupert Jones (Reino Unido); Lake Bodom, de Taneli Mustonen (Finlândia/Estónia); The Limehouse Golem, de Juan Carlos Medina (Reino Unido); The Night Of The Virgin, de Roberto San Sebastián (Espanha); Prey, de Dick Maas (Holanda); e Rift, de Erlingur Óttar Thoroddsen (Islândia).

Há dois filmes na secção Doc Terror. 78/52, onde Alexandre O.Philippe desconstrói as 78 posições de câmara e 52 planos da cena do chuveiro de Psycho e também o filme King Cohen, através do qual Steve Mitchell conta a história do realizador, produtor e argumentista Larry Cohen.
Fora de competição estão 33 filmes, na chamada secção Serviço de Quarto. Podes saber quais são aqui.

O tradicional Warm-Up começa ainda este mês, dia 31, com um concerto dos Acid Acid seguido de uma sessão ao ar livre de Jodorowsky’s Dune no Beco da Rua da Moeda (Cais do Sodré), na qual será exibido um documentário sobre o “mais épico filme que nunca aconteceu”.
Dia 2 de setembro, o Largo do Cinema São Carlos será palco da homenagem a George A. Romero, que esteve presente no Festival em 2010 e faleceu no passado mês de julho. Vai ser exibido o filme Dawn of the Dead e todos os fãs estão convidados a caracterizarem-se das suas personagens de terror preferidas. No final do dia, os Glockenwise dão um concerto no Sabotage.
Por fim, a Cinemateca Portuguesa vai receber a iniciativa do Estranho Mundo do Terror Latino, desenvolvida através de uma parceria com a Capital Ibero-Americana de Cultura. A estrear no nosso país, vão ser exibidos os filmes El Vampiro, dia 1 de setembro e Quién puede matar a un niño?, no dia 4. No dia 1 de setembro haverá ainda a exibição de À Meia-Noite Levarei Sua Alma, filme no qual surgiu a personagem icónica Zé do Caixão.

Podes encontrar todas as informações de que necessitas no site do MOTELX. Bons sustos!

[Foto: Organização]

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here