FAL dinamiza campo de férias para crianças desfavorecidas

0
63
FAL dinamiza campo de férias para crianças desfavorecidas

A segunda edição do Campo de Férias FAL termina dia 1 de setembro e já conta com sete semanas de atividades culturais, desportivas e lúdicas.

A Federação Académica de Lisboa desenvolveu este ano o Campo de Férias FAL, tendo a sua primeira edição acontecido nas férias da Páscoa e agora a segunda nas férias de Verão. O objetivo é ajudar crianças desfavorecidas, os “futuros estudantes do Ensino Superior”, como afirma João Rodrigues, presidente da FAL.

Através de uma parceria “indispensável” com as Juntas de Freguesia de Carnide e Belém, a FAL conseguiu dinamizar este enorme movimento. Funciona com recurso a voluntários pois todas as crianças têm participação gratuita. A Federação quis afirmar-se como uma alternativa em conta para famílias com problemas financeiros e a verdade é que conseguiu.

Para além do benefício para as crianças, também se destaca o valor que os universitários deram ao projeto. Seja por crescimento pessoal, profissional ou outros motivos, o que é certo é que as 50 vagas esgotaram em apenas uma semana e muitos estudantes tiveram de ficar de fora. É este tipo de atividades que, para além da valorização social, têm um peso muito grande na desconstrução da imagem do estudante universitário como o jovem que vai a festas e praxa caloiros.

Amanhã, as crianças vão fazer uma aula de Zumba pois esta iniciativa não é apenas uma ponte entre crianças e praia, é também uma oportunidade para dar a estes jovens experiências diversas e enriquecedoras, que muitas das vezes acabam por ficar de fora do seu dia a dia.
A FAL tem vontade de continuar com esta iniciativa para o próximo ano mas ainda é cedo para partilhar datas ou mesmo confirmar duas novas edições em 2018.

[Foto: Divulgação]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*