A diplomacia faz-se em Coimbra

0
23

De 1 e 4 de setembro, a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) vai ser palco da primeira Simulação Internacional das Nações Unidas no meio universitário em Portugal.

O UCIMUN – University of Coimbra International Model United Nations vai levar a Coimbra uma centena de jovens provenientes de todo o mundo, numa iniciativa organizada pelo Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais (NERIFE/AAC) e Sociedade de Debates da Universidade de Coimbra (SDUC).

Ao longo de quatro dias, os jovens presentes vão encarnar o papel de um diplomata e debater algumas das temáticas mais prementes do mundo atual. O Model United Nations é uma simulação da Organização das Nações Unidas (ONU) em que cada participante representa o diplomata de um país num determinado Comité, num modelo praticado por vários estudantes universitários pelo mundo mas que em Portugal tem tido pouca expressão, até agora.

Os Comités selecionados para o UCIMUN são: Security Council (UNSC), World Bank (WB), Food and Agriculture Organization (FAO), Disarmement and International Security Council (DISEC) e Crisis Committee (powered by SAMGarde Ciber Security, o principal patrocinador deste MUN), estimulando a diversidade temática a todos os que desejem participar.

A iniciativa tem como parceiros a Universidade de Coimbra através dos Serviços de Ação Social (SASUC), Faculdade de Direito (FDUC) e Faculdade de Economia (FEUC), Presidência da República, Assembleia da República, Ministério dos Negócios Estrangeiros/Instituto Diplomático, Associação Académica de Coimbra (AAC), Conselho Nacional de Debate Universitário (CNADU) e vários Núcleos de Estudantes de Relações Internacionais/Ciência Política, entre outros.

Sabe mais no site oficial ou na página de Facebook.

[Foto: Divulgação]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*