8 mil doentes com VIH/SIDA não são seguidos

0
27
8 mil doentes com VIH/SIDA não são seguidos

Em Portugal, cerca de 8 mil doentes com VIH/SIDA não são seguidos e só menos de sete em cada dez pacientes estão realmente em tratamento. Os números são relativos a 2014 e cerca de duas em cada dez pessoas com esta doença não estão diagnosticadas.

O estudo foi realizado para perceber em que situação de encontra o nosso país relativamente aos objetivos traçados pelas Nações Unidas para 2020. O primeiro objeto, e único alcançado em Portugal, é ter 90 por cento das pessoas com a doença diagnosticada. Os outros dois são conseguir que 90 por cento esteja em tratamento e, após isto, que 90 por cento atinja uma carga viral indetetável (menor probabilidade de propagação da doença).

Sabe-se que em Portugal, na altura do estudo, pouco mais de 80 por cento dos doentes estavam a ser seguidos. No entanto, cerca de 20 por cento saiu, pelos mais diversos motivos, dos serviços de saúde, e é daí que vem o número dos 8 mil doentes.

Segundo António Dinis, antigo diretor do Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA, “Pensava-se que o grande problema e a nossa fraqueza era no diagnóstico. Percebemos depois que não é o diagnóstico e, agora, que a fraqueza está entre o diagnóstico e o tratamento, na ligação das pessoas aos cuidados de saúde e na capacidade de as reter”.

[Fonte: Sapo Lifestyle]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*