Festival Cinema Queer: Shu Lea Cheang e Peter Friedman homenageados

0
36
Festival Cinema Queer: Shu Lea Cheang e Peter Friedman homenageados

O Festival Internacional de Cinema Queer é já em setembro e outubro. O Queer Lisboa celebra a sua 21ª edição em setembro e homenageia a realizadora e artista multimédia Shu Lean Cheang. O Porto recebe a 3ª edição do Festival em outubro e faz as honras ao realizador Peter Friedman.

Shu Lea Cheang é uma artista de Taiwan e vai estar em Portugal, a convite do Queer Lisboa, para apresentar os seus trabalhos e dar uma masterclass. A realizadora será homenageada com uma retrospetiva no Cinema São Jorge e no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado (MNAC). Nesta retrospetiva, entre outras coisas, vai acontecer a estreia internacional do projeto Wonders Wander, realizado para o Madrid Pride 2017, que decorreu de 23 de junho a 2 de julho. Para além disto, dia 21 de setembro, vai estar disponível no MNAC a sua obra interativa BRANDON, sobre a história trágica do jovem trans, Brandon Teena, popularizada pelo filme Boys Don’t Cry, com o qual Hilary Swank ganhou o óscar de melhor atriz.

Mais a norte, o Porto vai receber o realizador norte-americano Peter Friedman. É um dos responsáveis pelo documentário Silverlake Life: The View From Here (1993), filme que retrata a história real de um casal gay onde ambos sobre de SIDA. O documentário terá a sua estreia nacional no Queer Porto. Foi o destaque dado ao trabalho de Peter Friedman que deu o mote para o Festival deste ano – This Is Me – apostando-se este ano na representação autobiográfica no cinema queer.

O Festival Queer Lisboa chega à capital de 15 a 23 de setembro. Depois ruma a norte onde o Queer Porto terá lugar dos dias 4 a 8 de outubro. Para consultares todos os filmes que vão fazer parte do Festival basta clicar aqui.

[Fonte: Queer Lisboa]
[Foto: Facebook/Queer Lisboa]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*