Um FESTin dedicado às mulheres!

0
51

Começa hoje no Cinema São Jorge, em Lisboa, o Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa – FESTin, numa edição com mais de 70 filmes e dedicada às mulheres.

Este festival resulta de uma parceria com a programação da Capital Ibero-Americana de Cultura, e tem como principal tema a mulher e a relação com o cinema e o audiovisual. Como principais destaques, a organização destaca os documentários Langidila, diário de um exílio sem regresso (Angola), de José Rodrigues e Nguxi dos Santos, sobre a nacionalista Deolinda Rodrigues, e Mulheres que cuidam de mulheres (Brasil), de Otavio Chamorro e Fábio Brasil.

De resto, a programação é composta por vários filmes brasileiros, como Animal político, de Tião – cujas curtas-metragens foram já exibidas em Cannes -, Come back, de Erico Rossi, e Para ter onde ir, de Jorane Castro. Em exibição estará também Quase memória, de Ruy Guerra, que conta com as interpretações de Tony Ramos e Mariana Ximenes – a atriz tem presença confirmada em Lisboa.

O FESTin inclui ainda uma retrospetiva da obra da realizadora portuguesa Margarida Gil e a exibição de Migas de pan (Espanha e Uruguai), de Manane Rodriguez, no âmbito de Lisboa, Capital Ibero-Americana de Cultura.

O encerramento do festival acontece no Dia Internacional da Mulher, onde será exibido Elis, de Hugo Prata, sobre a cantora brasileira Elis Regina e protagonizado pela atriz Andreia Horta, que estará em Lisboa.

[Foto: Organização]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*