Woodpecker: quando prevenir não chega

0
28

A estação mais quente do ano aproxima-se e ninguém quer voltar a assistir ao cenário quase apocalíptico que foram os incêndios no verão de 2017.

O melhor a fazer é mesmo pôr mãos à obra e prevenir tragédias… Foi precisamente por isso que a Universidade de Coimbra (UC) criou a Woodpecker.

Este sistema de aviso preventivo às populações em situações de emergência foi desenvolvido por uma equipa de 10 engenheiros da tecnológica de Coimbra WIT Software, especialista em soluções de software para operadores de telecomunicações móveis a nível mundial. Para além de avaliar a situação em tempo real, gera alertas para serem enviados às populações por via de três canais: telemóveis, telefones fixos e sinos de igrejas.

Antes de avançar para a arquitetura do dispositivo, a equipa analisou sistemas de aviso de emergência de 29 países, como Austrália, Canadá, Coreia do Sul e Finlândia. Exploraram os pontos fortes e as fragilidades de cada sistema e avançaram, depois, para o desenvolvimento do sistema Woodpecker.

O sistema será oferecido aos governantes do país e pode ser aplicado em várias outras situações de emergência para além de incêndios (como cheias, inundações e terramotos).

[Fotografia: Unsplash]

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here