Dos corações partidos às barrigas tristes

0
27

Obesidade e depressão. Estão relacionadas?

Na Universidade Europeia, no próximo dia 18 de abril, a partir das 12h00, esta enigmática relação vai dar o tema central à conversa. O debate gira em volta de como a depressão pode ser uma coincidência inflamatória da obesidade, contribuindo a inércia para a manutenção da mesma.

Com participação da Profª Doutora Teresa Branco (do Instituto Teresa Branco), da Profª Doutora Sílvia Ouakinin (da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) e da Drª Maria João Fagundes (do Hospital de Santa Maria), a conferência “Depressão e Obesidade: Dos Corações Partidos às Barrigas Tristes?” vai ter lugar no Campus da Quinta do Bom Nome, em Carnide.

Nos últimos anos, a investigação nesta área tem sido intensa. Procura-se perceber o modo como os sinais periféricos do sistema imunitário (alguns deles libertados pelas células adiposas) podem induzir modificações cerebrais como as que acompanham as depressões – em particular, aquelas que não respondem à terapêutica antidepressiva.

Esta iniciativa decorre no âmbito do ciclo de conferências “Dinâmicas Profissionais”, organizadas pelo núcleo de Psicologia da Universidade Europeia.

[Foto: Universidade Europeia]

 

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here