Sugestão de Leitura: Sonhos Públicos

0
23

Zombies, vampiros, cenários pós-apocalípticos, pornografia. O que têm em comum?

Nada de bizarro, não se aflijam. São, todos eles, fenómenos do cinema do século XXI! E é disso que trata o novo livro de Joana Amaral Dias, Sonhos Públicos.

Na nosso quotidiano, evitamos o medo e o sofrimento…Mas, quando nos apanhamos no cinema, corremos atrás do terror, dos mistérios, do suspense, das intrigas… Dos tiros, do sangue, dos agentes secretos… Será que isto tem alguma lógica?

Mulholland Drive, Birdman, The Royal Tenenbaums, Disponível para Amar, Inteligência Artificial, Meia-Noite em Paris, Kill Bill, Dogville, O Lobo de Wall Street, Cidade de Deus, O Despertar da Mente, Memento. Algum destes faz parte da tua lista de 100 filmes do século? Todos? Nestas 287 páginas, vais poder encontrar um olhar diferente e curioso sobre estas obras que marcaram os últimos anos.

A psicóloga Joana Amaral Dias escreveu este novo livro com algumas perguntas em mente: Como é que o cinema lida com o politicamente correcto? E com assuntos da ordem do dia como o terrorismo, o consumismo, a influência dos “mass” media? O que é que esta arte diz sobre o nosso inconsciente colectivo?

Pequenos textos sobre uma centena de filmes de agora, mas cujas referências nos fazem atravessar, num jogo permanente entre o presente, o passado e o futuro, praticamente toda a História desta tão recente e tão aglutinadora arte. Em cada um deles, a Joana dá-nos a descobrir pontos de vista, reflexões que nos escaparam e que nos demonstram que cada filme é um manancial de surpresas, que muito nos ajudam a trazer à superfície algo escondido, talvez pequenos rastos do nosso inconsciente”. As palavras não são nossas, mas do produtor Paulo Branco, responsável pelo prefácio.

Um livro essencial para quem faz das salas de cinema a sua segunda casa!

[Foto: Leya]

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here