“(Intervening in) the city” traz 50 professores estrangeiros a Portugal

0
23

São cerca de 50 professores estrangeiros que vão estar por Lisboa e pelo Porto nesta Semana Internacional, promovida pela Universidade Europeia, pelo IADE-Universidade Europeia e o pelo IPAM.

Áustria, Bélgica, Brasil, China, Holanda, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Turquia e Peru. São apenas alguns dos 15 países dos quais chegam professores. Vão estar por cá entre entre 9 e 13 de abril, para a 12ª Semana Internacional nos Campus da Quinta do Bom Nome, Santos e LISPOLIS, em Lisboa. Passam também pelo Campus do IPAM, no Porto.

Sob o tema (Intervening in) the city, esta iniciativa estuda a cidade como espaço de intervenção e convida à partilha de experiência e conhecimento com uma comunidade académica multicultural (que chega de universidades parceiras da Universidade Europeia, do IADE – EU e do IPAM).

Refletir sobre cidades emblemáticas do ponto de vista histórico, nomeadamente Lisboa e Porto – é este o desafio proposto aos docentes e aos estudantes. Com uma história de ocupação e conquista, cercos e paz, riqueza e fome, monarquia e anarquia, diversidade e tradição, Lisboa a Porto são combinam a intervenção contemporânea com a promoção do empreendedorismo e diversidade.

“Qual é o papel do design na construção de espaços urbanos habitáveis?”; “De que forma é que as escolas de negócios e as ciências sociais podem gerar conhecimento sobre e para as cidades e seus habitantes?”; “Como podemos criar e promover espaços de aprendizagem e educação nas cidades do futuro?”; “Que tipo de turismo(s) queremos no futuro?” e “Como o marketing pode contribuir para gerar valor em ambientes urbanos, locais e globais?”. São estas algumas das temáticas a abordar nas international classes.

Durante estes dias, decorre ainda uma Feira onde toda a comunidade pode contactar com os representantes das universidades internacionais parceiras, tomando conhecimento de oportunidades de mobilidade existentes e partilhando experiências com estudantes atualmente inscritos nas três instituições e que, com orgulho, representam as suas universidades de origem.

O sucesso das edições anteriores e o facto de ser uma oportunidade única de partilhar conhecimentos e experiências entre comunidades universitárias de todo o mundo faz com que esta seja uma iniciativa bastante aguardada pela comunidade!

[Foto: IADE – Universidade Europeia]

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here