Bye bye, fake news

0
128

No domingo passado foi aceitável mentir. A partir de segunda, voltámos à busca pela verdade.

Dia 2 de abril foi o dia internacional de verificação dos factos (um posicionamento inteligente no calendário, já que vem imediatamente a seguir ao dia das mentiras).
Um site chamado Fact-Checking Day, iniciativa do Poynter Institute, compilou as informações existentes acerca do fact checking – facultando dicas e pormenores a não esquecer no momento de confirmar a veracidade de determinada informação.

O site resulta de uma iniciativa levada a cabo por um grupo de várias organizações, que se uniram para construir uma rede internacional de verificação de informação. A ideia é que este seja um trabalho de equipa, onde todos possam dar a sua colaboração.

As notícias falsas são um dos flagelos da era digital e espalham-se como as verdadeiras: à velocidade da luz. Com a avalanche de informação que nos chega diariamente (especialmente pelas redes sociais, onde muitos vestem a pele de pseudo-repórteres), encontramos várias rasteiras e torna-se difícil distinguir o verdadeiro do falso. Com este site, o trabalho de verificação das informações vai passar a estar mais facilitado.

O projeto tem ainda um quiz, para os internautas que quiserem pôr à prova a sua veia de detetives e ver se conseguem ou não desmascarar as fake news.

[Foto: Unsplash]

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here