“Faz-te Forward”. Candidata-te a uma maior empregabilidade e inclusão socioprofissional

0
59

O programa Faz-Te Forward foi criado para aumentar a empregabilidade e a inclusão socioprofissional dos jovens adultos, e está de volta para a sua sétima edição. As candidaturas estão abertas até ao dia 3 de fevereiro.

Este programa tem a duração de cinco meses, e durante esse tempo irás participar em workshops de soft skills com formadores convidados, sessões individuais de coaching com profissionais certificados, e reuniões individuais de mentoria com profissionais das suas áreas de interesse. E de acordo com a organização, uma média de 70 por cento dos participantes encontra emprego, comprovando a importância do reforço das competências transversais e do acesso a ferramentas práticas e a novas estratégias diferenciadoras na procura de colocação no mercado de trabalho.

Para esta sétima edição do Faz-Te Forward, as inscrições podem ser realizadas na página oficial de Facebook do programa. Será selecionado um grupo de 30 participantes, cujo programa de capacitação arrancará no início de março e terminará em junho.

De resto, a sexta edição deste programa continua a decorrer, e pela primeira vez na cidade do Porto. Estão a participar 30 Fazters com idades entre os 18 e os 29 anos, com formação profissional ou superior em áreas diversas, da engenharia à gestão, passando pelas ciências sociais, línguas e literaturas e ainda a gestão desportiva. A grande maioria entrou no Faz-Te Forward à procura do primeiro emprego.

O Rui Costa é finalista na área da engenharia e é um desses participantes, e destaca que o mais importante tem sido “a mudança de atitude”. Para além das ferramentas práticas conferidas pelas formações, ele sente que o coaching o tem feito “pensar e refletir sobre aspetos da vida que até então não fazia”. “A comunicação interpessoal, o marketing pessoal e as ferramentas de procura de emprego” foram também áreas nas quais adquiriu novos ensinamentos que tenta implementar no seu dia a dia.

O programa Faz-Te Forward é realizado em parceria pela TESE – Associação para o Desenvolvimento, o Laboratório de Investimento Social, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Deloitte, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Câmara Municipal do Porto.

[Fotos: Divulgação]

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here