Conheces os malefícios de viajares em carros com fumo?

0
8

O Automóvel Club de Portugal (ACP) e a Liga Portuguesa Contra o Cancro lançaram o estudo Carros sem fumo com o objetivo de sensibilizar os portugueses para os malefícios de fumar dentro do carro.

De acordo com a informação recolhida pelo estudo, existe ainda “um grande desconhecimento sobre os malefícios do tabaco”. Num dos exemplos que os seus autores referem, 90 por cento dos inquiridos desconhece que o nível médio de partículas tóxicas libertadas pelo tabaco e respiradas numa viagem de carro é cinco vezes superior à média das partículas tóxicas no ar, mesmo em cidades muito poluídas.

Ao mesmo tempo, apenas 20 por cento dos inquiridos sabe que 85 por cento do fumo passivo e invisível e sem odor, enquanto que mais de metade dos fumadores admitem fumar no carro. De todas estas pessoas que participaram no inquérito, mais de 10 por cento afirma que se deslocou pelo menos uma vez nos 30 dias anteriores numa viatura onde alguém fumou na presença de uma criança, adolescente, jovem ou idoso.

Para realizar este trabalho, foram ouvidas 625 famílias de todo o país com pelo menos um carro, entre 29 de agosto e 7 de setembro. No final, o ACP e a LPCC concluíram que “ainda há muito trabalho que pode e deve ser feito no que respeita à educação e à sensibilização dos portugueses em torno dos hábitos de consumo de tabaco, em particular quando se deslocam de carro”.

A mensagem deste estudo é clara: Fumar dentro do carro é perigoso e provoca cancro, devido às partículas tóxicas que permanecem no interior da viatura. Passa-a aos teus pais e a toda a tua família!

[Fonte: Agência Lusa]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*