Software português vale prémio a aluna da U.Porto

0
12
Software português vale prémio a aluna da U.Porto

Sara Soares, do programa de doutoramento em Saúde Pública na Universidade do Porto, foi a grande vencedora portuguesa do Idea Puzzle 2017, prémio atribuido pelo Santander Universidades.

A aluna Sara Soares fez a sua tese de doutoramento “Biological consequences of exposure to social adversity in childhood” através da plataforma Idea Puzzle, um software português criado para orientar os projetos de investigação de estudantes de doutoramento.

Para explicar este conceito, no site oficial do software explica que PhD quer dizer “Doctor of Philosophy” e que ao longo do tempo os estudantes foram deixando a Filosofia da Ciência para trás, focando-se apenas nas tarefas e métodos de recolha de dados, muitos deles acabando por desistir sem finalizar. O que o Idea Puzzle faz é orientá-los, através de 21 perguntas, de forma a conseguirem “o desenho, o diagnóstico e a defesa coerente de um projeto de investigação do ponto de vista da Filosofia da Ciência”, como se lê no site.

O concurso começou em 2012 e desde esse ano que atribui dois prémio de mil euros cada a um aluno português e um estrangeiro que tenham desenvolvido os seus projetos de investigação utilizando o Idea Puzzle. Para além da Sara Soares, venceu também o espanhol Leonardo La Rosa, da Universidade Carlos III de Madrid.

[Fonte: Idea Puzzle]
[Foto: Unsplash / Ben White]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*