Ideia tecnológica portuguesa vence competição ClimateLaunchpad 2017

0
19

Francisco Duarte é aluno de doutoramento na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e foi o grande vencedor da final europeia da competição ClimateLaunchpad 2017, na categoria Urban Transitions.

O Climate Launchpad é uma das maiores competições mundiais de ideias de negócio amigas do ambiente, e pretende criar oportunidades para os empreendedores enfrentarem as mudanças climáticas no mundo. Na edição deste ano do concurso, que decorreu a 17 e 18 de outubro em Limassol, no Chipre, uma das melhores ideias saiu da cabeça de um estudante português, aluno do Doutoramento em Sistemas de Transportes na FCTUC.

Francisco Duarte criou a PAVNEXT – Pavement Energy Efficient Extractor, que é uma alternativa às Lombas Redutoras de Velocidade e permite reduzir o número de acidentes e a sua gravidade, para além de possibilitar a produção de energia elétrica pela simples passagem dos veículos, e ainda fazer contagens de tráfego.

Este é já o quinto prémio obtido com o projeto PAVNEXT, depois do Prémio Inovação Segurança Rodoviária em 2016 (10 mil euros), do Big Smart Cities Coimbra em abril de 2017 (500 euros), e do Big Smart Cities Portugal, em junho deste ano (10 mil euros).

[Foto: Universidade de Coimbra]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*