Museu do Chiado inaugura exposição sobre Género

0
35
Museu do Chiado inaugura exposição sobre Género
João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira "Palhaço Rico Fode Palhaço Pobre" (2017) performer: Aurora Pinho

Género na Arte. Corpo, sexualidade, identidade, resistência é o nome da nova exposição do Museu Nacional de Arte Contemporânea no Chiado, que é inaugurada hoje, às 19 horas.

Esta exposição não é um local para estereótipos, sendo abordados as várias manifestações de género como “a identidade de género, a expressão de género, a orientação sexual, os papéis de género, as características da personalidade, bem como competências e interesses sexuais”, como se pode ler no resumo da exposição.

Compilando obras criadas entre o ano 2000 e 2017, não tem o objetivo de ser uma demonstração exaustiva do que se fez no nosso país sobre este tema, mas sim discutir as várias definições de género e como a sociedade está preenchida por estas problemáticas. “O género é aqui entendido como construção sociocultural das diversas e possíveis formas de ser pessoa, que por sua vez, toma múltiplas expressões e não se reduz meramente a carateres sexuais.”

Com a curadoria de Aida Rechena e Teresa Furtado, conta com obras dos artistas portugueses Alice Geirinhas, Ana Perez-Quiroga, Ana Vidigal, Carla Cruz, Cláudia Varejão, Gabriel Abrantes, Horácio Frutuoso, João Gabriel, João Galrão, João Pedro Vale e Nuno Alexandre, Maria Lusitano, Miguel Bonneville, Thomas Mendonça e Vasco Araújo, bem como de estudantes desafiados pelo Museu para criar obras inéditas para a exposição, do Departamento de Artes Visuais e Design da Escola de Artes da Universidade de Évora, do Curso de Artes Plásticas e Multimédia do Departamento de Comunicação e Arte da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, do Curso de Design e Multimédia do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

A exposição vai estar aberta ao público de amanhã a 11 de março de 2018 e poderás sempre visitá-la de forma gratuita todos os domingos e feriados, desde que vás antes das 14 horas. Com o Cartão Jovem ou o cartão de estudante, tens um desconto de 50 por cento no bilhete, que tem um custo normal de 4,50 euros. O Museu fecha à segunda-feira mas está aberto nos outros dias da semana das 10 às 18 horas.

[Fonte: Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado]
[Foto: Alípio Padilha]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*