A “Urgência da Leitura” é o tema da Conferência PNL 2027

0
114

O Plano Nacional de Leitura entrou numa nova fase, e quer abordar a Urgência da Leitura com uma discussão em torno das novas políticas para o período 2017-2027.

A leitura é um direito humano, e uma condição indispensável de liberdade e de igualdade. Quem lê bem suscita o conhecimento, enriquece o desempenho individual e coletivo e promove o desenvolvimento económico, social e cultural do país.

Com o progresso tecnológico e o desenvolvimento da economia da informação e do conhecimento têm acontecido grandes mudanças nos ecossistemas culturais, e nos leitores e nos seus modos de leitura, colocando novos desafios à prática da leitura e à literacia.

O Plano Nacional de Leitura (PNL) é o instrumento para uma política pública, que tem por missão dar resposta a estes desafios, e que procura contribuir para a melhoria dos hábitos e das competências de leitura dos portugueses. Recém-entrado numa nova fase, o PNL 2017-2027 tem um conjunto ampliado e inovador de linhas de orientação estratégica, e vai organizar um evento intitulado Conferência PNL 2027, Presente-Futuro, a Urgência da Leitura para debater os conceitos e os fundamentos para políticas de leitura e de escrita que respondam às múltiplas literacias que a atualidade exige, e que apontem novas vias de evolução.

Esta conferência terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no dia 6 de novembro.

Sabe mais através deste link.

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*