O Programa “Empreende Já” volta a apoiar jovens NEET

0
41

O Instituto Português do Desporto e Juventude já deu início à 2ª edição do Programa Empreende Já para apoiar jovens NEET (Neither in Employment nor in Education or Training).

Estão abertas até ao dia 30 de novembro de 2017 as candidaturas para esta iniciativa, que pretende apoiar, criar e desenvolver empresas e entidades da economia social, bem como criar postos de trabalho para jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos que não trabalhem, não estudem e não se encontrem em formação.

Este programa será implementado em duas ações distintas. A primeira traduzir-se-á no apoio ao desenvolvimento de projetos, centrados na aquisição de competências por parte dos jovens (250 horas de formação e 30 horas de tutoria); a segunda apoia a sustentabilidade de entidades e de postos de trabalho criados ao abrigo do programa, resultantes dos projetos desenvolvidos por jovens empreendedores da ação inicial.

O IPDJ, I.P. irá selecionar 370 jovens, dos 18 aos 29 anos de idade, que estejam na condição NEET (Neither in Employment nor in Education ot Training), que se define como aqueles que não trabalham, não estudam e não se encontram em formação, para incorporar o programa, atribuindo a cada um uma bolsa mensal de cerca de 700,00 euros (1,65
do IAS), durante 6 meses.
Os jovens que passarem para a segunda ação receberão 10 mil euros para apoio à constituição e à sustentabilidade da empresa ou da entidade de economia social criada, com o compromisso de manterem a atividade durante 2 anos.

Esta edição do Programa Empreende Já dá continuidade ao sucesso da anterior, que contou com 741 candidaturas. Atualmente estão a ser apoiados e acompanhados pelo IPDJ 261 projetos.

[Foto: Divulgação]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*