Conheces a história do exército de terracota?

0
18

Está em exposição em Lisboa o exército de terracota do Imperador chinês Qin Shi Huang. Sabes por que razão este exército se tornou mundialmente famoso?

A descoberta do mausoléu do Imperador Qin Shi Huang, em 1974, aconteceu de forma casual. Um grupo de agricultores escavavam em busca de água num campo próximo da sua aldeia, perto da cidade de Xian, quando se deparou com fragmentos de figuras de terracota em tamanho natural. Uma equipa de arqueólogos foi enviada quase de imediato para investigar, e as escavações acabaram por destapar a maior parte do túmulo, onde se encontravam milhares de figuras de terracota.

Durante os dois anos seguintes, os arqueólogos descobriram duas novas áreas do túmulo, e a contagem final de figuras atingiu as 8 mil unidades, entre guerreiros, cavalos e até carruagens com dimensões reais.

O que até hoje ainda não se sabe é de onde terá vindo a inspiração para compor este majestoso exército. Mas tu podes vê-lo ao vivo (ou pelo menos a 150 das peças que o compõem) na exposição patente na Cordoaria Nacional, em Lisboa, até ao dia 24 de setembro.

Agora que recomeçaram as aulas podes juntar-te aos teus colegas – ou então pedir aos teus pais – e beneficiar de preços especiais no acesso a esta exposição que te vai permitir contactar com a história e a arte chinesas.

Sabe mais no site oficial e na página de Facebook da exposição.

[Foto: Divulgação]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*