Nerds, Punks e Mário Soares na série de Nuno Markl

0
39
Nerds, Punks e Mário Soares na série de Nuno Markl

O humorista Nuno Markl, um nerd assumido e um apaixonado pelos oldies, como se comprova facilmente pelas rubricas que tem feito nos últimos anos na Rádio Comercial e na M80, realizou um sonho antigo de escrever uma série.

A ideia de 1986 surgiu em 2001 e, nessa altura, estava pensado como uma curta ou longa-metragem cujo nome seria Videoclube.

O tempo foi passando e a ideia foi-se tranformando na série de 13 episódios que tem atualmente. Em cerca de uma hora, Nuno Markl mistura o humor com momentos da história comtemporânea portuguesa. 1986 foi o ano onde as presidenciais portuguesas tiveram uma disputa mais renhida, chegando a uma inédita segunda volta. Mário Soares era um dos candidatos à presidência com o slogan “Soares é fixe” e do outro lado da mesa estava Diogo Freitas do Amaral, com o seu “Prá Frente Portugal!”.

A história gira à volta de um grupo de jovens de Benfica e o enredo acontece principalmente no Centro Comercial Turim, nesta freguesia. Para além disto, as personagens vão estar na Escola Secundária José Gomes Ferreira, também em Benfica, e passam por bares lisboetas como o Frágil, o Trumps e o Juke Box.

A série teve a consulturia de época feita por Joana Stichini Vilela, que também a ajudou a escrever, tal como Filipe Homem Fonseca e a irmã de Nuno Markl, Ana Markl. Henrique Oliveira foi chamado para a produção e realização da série.

1986 tem estreia prevista para novembro, na RTP1, e estará também disponível na plataforma de streaming RTP Play.

[Fonte: Shifter]
[Foto: Facebook / Nuno Markl]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*