Cultura para todos na Feira da Luz em Carnide

0
88

De 26 de agosto a 24 de setembro, o Largo da Luz em Carnide (Lisboa) vai receber a Feira da Luz, um evento cultural que tem ligações à Idade Média.

A Feira da Luz é organizada anualmente pela Junta de Freguesia de Carnide, e tem este ano um vasto programa cultural para toda a família, com artistas como The Black Mamba, Amor Electro e Tiago Bettencourt, entre outros.

Foi durante o período histórico da Idade Média que começou a realizar-se anualmente uma romaria no Santuário da Nossa Senhora da Luz, que funcionava como complemento das festividades religiosas que duravam vários dias, atraindo pessoas de toda a parte.
Esta tradição ganhou maior projeção nos séculos XVI e XVII, com barracas de comes e bebes, vendedores de medalhas, registos de santos, rosários e objetos religiosos, e depois com os louceiros, vendedores de fruta, cesteiros e os negociantes de gado.

Chegou a realizar-se uma feira de gado quinzenalmente, mas a feira anual era o grande atrativo para as pessoas que trabalhavam nesta área, que subsiste até aos dias de hoje, sob a forma de evento cultural que culmina com a Procissão da Nossa Senhora da Luz.

A Feira da Luz acontece de 26 de agosto a 24 de setembro, em Carnide, Lisboa.

[Foto: Organização]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*