Leão de Ouro. Matt Damon protagoniza dois filmes em competição

0
30
Leão de Ouro. Matt Damon protagoniza dois filmes em competição

Guilherme Del Toro, Darren Aronofsky, Julian Moore, Amanda Seyfried, Javier Bardem e Jennifer Lawrence e são apenas alguns nomes que estão presentes em filmes nomeados para a 74º edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza que decorre de 30 de agosto a 9 de setembro.

O Festival teve a sua primeira edição no ano de 1932, o que faz dele o mais antigo festival de cinema do mundo. Aqui, entregam-se Leões aos melhores filmes internacionais, e os norte-americanos são apenas a ponta do iceberg.

Há 21 filmes na categoria Venezia 74, que será palco da premiere internacional dos filmes em competição para ganhar o Leão de Ouro. Seis são produções norte-americanas e contam com realizadores e atores mundialmente conhecidos, como, por exemplo, Matt Damon que protagoniza o filme Suburbicon de George Clooney e Downsizing de Alexander Payne.

A categoria Orizzonti tem como objetivo premiar os filmes que representam as novidades estéticas do cinema, e tem em competição 33 trabalhos, entre eles curtas, médias e longas metragens.
As categorias Out of Competition e Venice Classics levam ao Festival não a competição, mas sim trabalhos antigos e marcantes para a história e desenvolvimento da sétima arte.
O Festival conta também com workshops, palestras e debates sobre esta temática.

A principal novidade deste ano é o lançamento da competição Venice Virtual Reality que tem como objetivo apoiar e premiar filmes que sejam feitos utilizando técnicas compatíveis com os dispositivos de realidade virtual.

Portugal já tem história neste Festival. A mais recente foi o ano passado quando Nuno Lopes venceu o Prémio Orizzonti para Melhor Ator. Outros nomes portugueses galardoados neste Festival são Manoel de Oliveira (Grande Médio do Júri e Leão de Ouro Honorário), João César Monteiro (Grande Prémio do Júri e Leão de Prata) e Maria de Medeiros (Melhor Atriz da Volpi Cup).

[Fonte: La Biennale di Venezia]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*