Minta & The Brook Trout: Lisboa a caminho da Califórnia

0
29

Inauguraram o palco programado pela rádio SBSR na edição deste ano do Super Bock Super Rock, existem como banda há quase dez anos e apesar de serem de Lisboa têm um pé na Califórnia. Fomos falar com os Minta & The Brook Trout.

Minta & The Brook Trout é um conjunto de cinco elementos – Francisca Cortesão, Mariana Ricardo, Bruno Pernadas, Margarida Campelo e Tomás Sousa – e tem em Slow o último disco lançado, em 2016.

Apesar de já existirem há quase 10 anos, ainda haverá uma parte do público que não vos conhece. Para esses, o que têm a dizer sobre os Minta & The Brook Trout?
Minta & The Brook Trout é uma banda de Lisboa com um pé na Califórnia. Que vão dar uma ouvidela aos discos, se lhes aprouver. Está tudo online. E se gostarem, que apareçam num concerto.

O que andaram a fazer ao longo destes quase 10 anos?
Resumindo: 2 EPs, 3 discos, 1 disco ao vivo com convidados, 1 EP ao vivo com versões de canções de outras pessoas, uma data de concertos.

Li numa entrevista à Francisca que ela, no início da banda, não gostava de ser conhecida por Minta. Quase dez anos depois, já te habituaste à ideia?
Nem por isso!

Ao longo da vossa vida enquanto banda, os vossos membros sempre estiveram envolvidos noutros projetos, à semelhança do que acontece cada vez mais, qualquer que seja o músico. Isto contribui mais para enriquecer uma banda ou para lhe complicar a agenda?
Para as duas coisas, seguramente, mas no nosso caso acho que primeira é bem mais importante do que a segunda.

Entre 2016 e 2017 editaram um longa-duração e um EP. Isto quer dizer que os Minta & The Brook Trout estão a apostar em fazer música mais regularmente?
A ver vamos. 🙂

De tudo o que já editaram, será provavelmente Falcon a música mais conhecida. Para quem esteja no YouTube à procura de canções vossas, que outros temas sugerem?
Postas por nós no YouTube estão quase só as músicas com vídeo, o que limita um bocado a procura. Sugiro que vejam o No Ar, que gravámos no final do ano passado para a Antena 3. Dá para ouvir uma série de canções e ver-nos a tocá-las. E de resto que vão ao nosso site, onde está a discografia completa.

Acabaram de ganhar a competição de vídeos musicais do Curtas Vila do Conde com um vídeo realizado por João Nicolau, realizador que também esteve por detrás do videoclip de Falcon. De que forma são pensados os vossos vídeos? Podemos esperar para breve mais colaborações entre os Minta & The Brook Trout e o João Nicolau?
Os convites aos realizadores têm partido de mim, desde o início da história de Minta enquanto projeto a solo e do A Song To Celebrate Our Love realizado pelo Tiago Hespanha. Temos a sorte de ter amigos inspirados noutras artes, como é o caso do Tiago Hespanha e do João Nicolau nos vídeos, do José Feitor ou do João Maio Pinto nas ilustrações e no artwork ou da Vera Marmelo na fotografia. Em todos estes casos, depois de feito o convite, as coisas são pensadas por eles e não por nós. 
Se as nossas a nossa agenda e a do João Nicolau forem compatíveis, espero que ainda possamos trabalhar muitas vezes juntos!

Que outras datas estão na vossa agenda e que queiram partilhar connosco?
Este fim de semana tocamos em Castelo de Paiva no sábado, 23, e no Festival de Jazz de Viseu no domingo 24. Em breve anunciaremos mais datas.

[Foto: Vera Marmelo]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*