MOTELX com uma app e dois cineastas emblemáticos

0
52
MOTELX com uma app e dois cineastas emblemáticos

O Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa chega à capital dia 5 de setembro e traz a Portugal dois grandes cineastas.

Alejandro Jodorowsky vem do Chile e já trabalhou como escritor, ator, realizador, produtor, compositor, diretor artístico e de guarda-roupa. Este cineasta multifacetado é conhecido pelo filme El Topo, que realizou, escreveu e no qual atuou como personagem principal. O filme, de 1970, foi um dos primeiros sucessos das sessões da meia-noite, que tiveram o seu boom na década de 70. O realizador já trabalhou com nomes como Salvador Dalí e Pink Floyd e uma curiosidade interessante sobre a vida deste homem é que foi ele quem conduziu o casamento de Marilyn Manson e Dita Von Teese, em 2005.

O outro grande cineasta que vai participar na 11ª edição do MOTELX é o norte-americano Roger Corman. Segundo o IMDb, foi produtor em mais de 400 trabalhos e realizador de 56. O cineasta este sempre envolvido em mais do que um projeto por ano, por isso, sempre que tinha de gravar uma cena de um filme num determinado local, tentava gravar uma de outro filme para poupar dinheiro. Os seus filmes mais conhecidos são The Little Shop of Horrors, House of Usher, ambos de 1960 e, mais recentemente, Death Race (2008) protagonizado por Jason Statham. Roger Corman, enquanto realizador e produtor, foi mentor no início de carreira de vários realizadores e atores como, por exemplo, Francis Ford Coppola, James Cameron, Martin Scorsese, Jack Nicholson, Robert de Niro, Sylvester Stallone e Sandra Bullock.

O Festival vai ter lugar no Cinema São Jorge, Teatro Tivoli BBVA e Cinemateca Júnior, de 5 a 10 de setembro, e vai contar também com uma app disponível gratuitamente para iOS e Android. A aplicação terá toda a programação do Festival e também conteúdos exclusivos. Esta inovação surge numa altura em que cada vez mais eventos de maiores dimensões (como festivais de verão) estão a aderir a este tipo de tecnologia.

Como é costume, vão ser entregues alguns prémios dedicados a esta temática. O Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa é um incentivo à produção nacional e o vencedor receber um valor monetário de 5 mil euros, 5 mil euros em serviços de pós-produção Kino Sound Studio e ainda um fim de semana nos Hotéis Belver. A sua curta vai ficar nomeada para a competição internacional Méliès d’Or, promovida pela Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico.
Também será entregue o Prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia e serão premiadas curtas de, no máximo, dois minutos, gravadas integralmente com um smartphone ou tablet, com a iniciativa Yorn microCURTAS. Se quiseres participar nesta última competição, tens até dia 26 de agosto para te inscreveres.

O Festival vai ter programação específica para as famílias e para os mais novos, com exibição de curtas, um peddy paper no Cinema São Jorge, um workshop de programação informática e a estreia nacional do filme de animação O Livro da Vida.

Antes do início oficial do Festival, de 31 de agosto a 2 de setembro acontece o Warm-Up com festas, concertos e sessões de cinema abertas a toda a gente no Largo de São Carlos e na Rua da Moeda, no Cais do Sodré. Podes saber tudo sobre as muitas atividades do MOTELX e os filmes que vão ser exibidos a partir do site do Festival.

[Fonte: MOTELX]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*