MIMO Festival: Gratuito, eclético, internacional

0
54
MIMO Festival: Gratuito, eclético, internacional

O MIMO Festival chega a Amarante, perto do Porto, nos dias 21, 22 e 23 deste mês, e toda a programação é gratuita.

Há concertos, sessões de cinema, programas educativos, palestras, poesia e um roteiro cultural, tudo isto dedicado à música e tudo gratuito. O MIMO Festival é uma homenagem à música do mundo e à música popular, tendo este ano escolhido também celebrar as “Mulheres poetas do mundo”.

O evento vai estar espalhado pela cidade de Amarante, estando presente no Parque Ribeirinho, no Centro Cultural de Amarante, na Igreja de São Gonçalo, no Largo de São Gonçalo, no Museu Amadeo de Souza-Cardozo e no Cinema Teixeira de Pascoaes.

No que diz respeito aos concertos, o Festival vai focar-se na música brasileira e internacional, incidindo em géneros de música como o jazz, a erudita e a eletrónica. Alguns dos nomes presentes neste festival internacional são os Três Tristes Tigres, Nação Zumbi, Anne Paceo, Céu e Manel Cruz. Podes consultar a programação completa aqui.

O cinema tem como tema de fundo a música e nestes três dias de festival vão ser exibidos quinze filmes, entre eles curtas, médias e longas-metragens produzidas em Portugal ou no Brasil. A maior parte das obras são documentários que retratam a vida de alguém ligado a esta arte.

O MIMO Festival aposta também em workshops, master classes, palestras e oficinas que têm como alvo estudantes e profissionais de música. As inscrições são gratuitas e fazem-se aqui. Entre os workshops podes encontrar, por exemplo, A bateria no jazz da atualizade e Violão – A linguagem do Samba. Para além disto, podes também participar em palestras/debates sobre a música popular brasileira e portuguesa em momentos diferentes da história. Para tal, tens também de te inscrever e podes fazê-lo aqui.

Foi preparado ainda um roteiro cultural no qual podes conhecer a cidade e a história de Amarante. É uma caminhada guiada na qual poderás participar estando dia 22 e dia 23 no Largo de São Gonçalo às 9 horas da manhã. Para além disto, não podes perder dia 23 a chuva de poesia. O que é isto, perguntas tu. É, literalmente, uma chuva de poesia, lançada do alto da Igreja de São Gonçalo às 17h30. São centenas de folhas de papel com versos de poetisas do mundo, tendo a portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen sido escolhida para fazer parte desta homenagem.

O início das atividades do Festival acontece sempre às 9 horas e estende-se até às 2 da manhã. Se moras perto, não deixes de aproveitar esta viagem inesquecível e completamente gratuita.

[Fonte: MIMO Festival]
[Foto: Facebook/MIMO Festival]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*