Identifica um perfil falso no Facebook

0
74

As redes sociais podem ser utilizadas de várias formas, de acordo com os interesses de cada um. Elas podem mesmo ser a máscara de muitas pessoas que não se sentem bem consigo ou que querem, seja de que forma for, chegar a alguém.

É comum recebermos pedidos de amizade de pessoas que nunca vimos… Elas podem é existir ou não. Muitas vezes, não temos a noção do perigo que é aceitar um utilizador que não conhecemos – parecendo que não, ele tem logo acesso a parte da tua vida, quer aos teus amigos, quer aos sítios por onde andas (isto, no caso de publicares conteúdos).

Os perfis falsos são um dos pontos mais negativos desta forma de interação virtual, havendo pela rede várias contas de pessoas que se fazem passar por outras, ou que têm até a intenção de cometer um crime!

Mas, se estiveres atent@, há maneiras fáceis de identificar um perfil falso e aspetos a ser considerados como indicadores de fraudes. Só tens que os saber analisar:

  • Quando receberes um pedido de amizade, verifica o número de amigos que essa pessoa tem em comum contigo (se não tiver muitos ou mesmo nenhuns, é provável que a conta seja falsa);
  • Verifica o número de amigos da pessoa (se não tiver muitos, é porque nem teve o cuidado de se preocupar com a aparência do perfil, uma vez que é normal as pessoas terem, pelo menos, 100 amizades no facebook);
  • Publicações: todos nós (ou, pelo menos, a grande maioria) usamos as redes sociais para partilhar algo com os amigos ou familiares. Se a conta em questão não tem quase publicações e interação, muito provavelmente será falsa.
  • As fotografias de capa e de apresentação devem ser outro dos aspetos a ter em conta. É muito fácil “roubar” uma imagem. Se a pessoa não tiver fotos com amigos e familiares, e o perfil tiver apenas duas ou três do utilizador, é caso para suspeitar.
  • É comum que este tipo de perfis te comece a enviar mensagens até com conteúdos inapropriados. Se isso acontecer, denuncia logo a conta ao Facebook, pois acabas de confirmar que o perfil é uma fraude.

[Fonte: Msn]
[Foto: Pexels]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*