FCSH +Lisboa: Um portal com vista para Lisboa

0
58

A investigação produzida na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa deu origem a um projeto que lança novos olhares sobre a nossa capital. A Mais Superior foi descobrir mais sobre este portal online que quer aproximar os cidadãos da cidade de Lisboa.

FCSH +Lisboa
Este portal foi criado numa perspetiva de ligação da universidade a Lisboa, e é uma forma de divulgação para que também o cidadão comum possa conhecer a cidade. O FCSH +Lisboa faz bom uso da investigação produzida na faculdade sobre a nossa capital, nas mais variadas áreas – a história, a sociologia, a antropologia, as ciências musicais, a comunicação, a geografia, os estudos portugueses – para oferecer uma grande diversidade de olhares sobre a mesma.

Aqui vais encontrar pequenas histórias escritas de forma acessível, a partir de teses de mestrado e de doutoramento, bem como de artigos científicos. Tudo isto pode servir de porta de entrada para que possas depois explorar mais a fundo os temas que mais te interessarem, recorrendo à investigação da FCSH NOVA.

As áreas
Dada a diversidade de temas abrangidos por este portal, estes estão agregados por áreas, para que os leitores possam também perceber a história de Lisboa e testemunhar a diversidade dos contributos das ciências sociais e humanas para o conhecimento da cidade.
Existem várias formas de navegares neste site:

Por localização – Pode ser visitado a partir de um mapa que está no topo, onde exploras os pontos de interesse. Poderás andar pela cidade com o teu smartphone e ver o que aparece na área onde te encontras;

Por ordem cronológica/temporal – A Lisboa Renascentista, a Lisboa do séc. XXI, etc.;

Por temas – Podes fazer a tua pesquisa por personalidade ou bairro, entre várias outras, ou ainda seguir as sugestões apresentadas pelo site – por exemplo, a Lisboa Visual abrange todos os conteúdos com histórias relacionadas com as artes visuais; uma outra sobre edifícios com história, outra ligada às pessoas e residências na cidade, outra ainda sobre os sons e a música;

Por roteiros – Estas são visitas propostas que podem ser feitas ou em casa ou mesmo a passear nos espaços. As salas de cinema emblemáticas da cidade, as Avenidas Novas (zona onde se encontra a FCSH), e outros que estão a caminho.

A seleção dos temas
Este projeto começou com um levantamento da investigação na FCSH NOVA sobre a cidade de Lisboa, onde a base de dados tem mais de 500 entradas com material de qualidade suficiente para ser referência no site. Para a seleção, é feita uma leitura da tese, onde é avaliado qual o ângulo jornalístico mais interessante para o público. Há até trabalhos com várias possibilidades de abordagem, que acabam por ter mais que uma entrada.

Para Cristina Ponte, coordenadora do projeto, “vivemos num tempo marcado por um olhar economicista. Mais que nunca, precisamos de memórias, de conhecimentos históricos… A economia não é tudo. Este lado da memória é um lado importante para nós, e é também um veículo de ligação da faculdade às pessoas, que invoca sentimentos de pertença, de identidade e de ligação”.

Os objetivos
Este foi um trabalho feito ao longo de cinco meses, a partir da iniciativa da Prof. Dora Santos Silva e com o apoio de vários docentes da faculdade. A partir daqui, de acordo com Cristina Ponte, a ideia passa por “envolver os alunos de jornalismo para que trabalhem nas entradas. Eles vão receber artigos selecionados para fazerem um ensaio cultural de escrita jornalística, como forma de se capacitarem a treinar a tradução do texto científico para um texto acessível”.
Daí até à publicação final, as entradas são supervisionadas e revistas pelo autor/investigador do trabalho referenciado.

Atualmente, os conteúdos deste portal também já começam a ser utilizados por alguns professores para os trabalharem com os alunos, o que acaba por originar novos roteiros, de acordo com o tema abordado.

O FCSH +Lisboa é um portal de comunicação desta faculdade com a cultura da cidade, construído para que também a sua comunidade académica possa conhecer-se melhor e aprender através da pesquisa. Para que esta seja uma experiência com sentido.

Esta reportagem faz parte da edição de janeiro/fevereiro da revista Mais Superior. Para leres mais, clica aqui!

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*