Descobertos três planetas que poderão ser habitáveis

0
434

Investigadores da Universidade de Liège (Bélgica) e do MIT de Boston (Estados Unidos) anunciaram a descoberta de três planetas tão parecidos com a Terra que poderão ser habitáveis.

Esta é a primeira que os cientistas descobrem um sistema planetário em torno de uma estrela anã ultrafria, e estes são os três planetas com maior potencial para albergar vida extraterrestre na nossa galáxia alguma vez encontrados na história da astronomia.

Os planetas ainda não têm nome, sendo que por agora são chamados pelos cientistas como TRAPPIST-1, TRAPPIST-1b e TRAPPIST-1c. Orbitam uma estrela a 40 anos-luz da Terra e têm mais ou menos o mesmo tamanho que o nosso planeta.

Os corpos foram observados pela primeira vez através de um telescópio localizado no Chile, e têm condições bastante semelhantes com as da Terra. A distância que os planetas estão da estrela anã (a mesma categoria a que o Sol pertence) permite-lhes ter condições de temperatura e exposição à radiação parecidas às da Terra. No entanto, nem tudo é idêntico: a estrela é uma estrela anã ultrafria pouco maior que Júpiter.

Esta é a primeira vez que se encontra um sistema planetário em torno de um corpo com estas características.

Agora, só o estudo da atmosfera destes planetas vai comprovar se eles são ou não habitáveis.

[Fonte: Observador]
[Foto: ► Fotografia Felipe Gamonal. @ Flickr]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*