O que acontece ao nosso cérebro quando sofremos por amor?

0
620

Sabes quais são os efeitos da rejeição amorosa no cérebro? O que acontece quando estamos de coração partido?

Helen Fisher é uma antropóloga biológica especialista em relações que realizou um estudo que acabou por dar origem ao livro Anatomy of Love: A Natural History of Mating, Marriage, and Why We Stray.

É neste livro que Fisher explica o que acontece ao teu corpo quando és rejeitad@ por alguém que amas. Para o estudo, analisou o cérebro de pessoas que tinham terminado a sua relação amorosa.

Numa entrevista ao Business Insider, Fisher explica que “ficas ansios@ e queres que a outra pessoa mande mensagens, que ligue e que te diga que te ama”.
Segundo o Notícias ao Minuto, existem regiões do cérebro que são ativadas aquando do término da relação. Uma delas é a região ligada a sentimentos primários de amor romântico profundo. Nas palavras de Fisher, “não se para de amar alguém só porque essa pessoa nos deixou, aliás, até se pode amar mais”. Helen Fisher chama-lhe a “atração por frustração”, que acontece quando “não consegues aquilo que queres e tentas com mais afinco”.

A segunda região ativada é a que está relacionada com sentimentos de ligação a outra pessoa. Ou seja, quando sentes que aquela pessoa faz parte de ti e da tua vida.
A terceira região está ligada à dor física. De acordo com Fisher, “não só a dor física mas também a ansiedade que acompanha a dor física”.

Estas três regiões estão ligada ao vício, ao desejo e à dor, uma vez que a pessoa que amas se torna um vício e te leva a sofrer fisica e emocionalmente.

Vê o vídeo completo aqui.

[Fonte: Notícias ao Minuto e Business Insider]
[Foto: Alex Bellink @ Flickr]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*