Tens medo de falar em público? Deixamos-te com alguns truques!

0
643

Tens medo de discursar perante uma plateia? É sempre uma chatice quando tens de apresentar trabalhos da escola? Existem alguns truques para te fazer ultrapassar este medo!

Sarah Llyod-Hughes, autora do livro Como ser brilhante a falar em público, revela ao site da revista Health alguns truques importantes.

Tem noção da audiência
Segundo Sarah, este é o primeiro passo. Tens de ter em mente que existe um público. Não deves idealizá-lo, mas sim imaginá-lo. Conhecer a audiência (por exemplo, se é jovem ou não) também pode ajudar.

Não leves o nervosismo a sério
Tens que perceber que estar nervos@ é normal e não podes deixar que isso se agrave. Se não levares a tua ansiedade a sério, é possível que não te atrapalhe tanto na hora H. Segundo Sarah, não estar nervos@ de todo também pode ser prejudicial!

Não fales sobre isso
Tenta não falar muito sobre o facto de teres medo de discursar em público. Isto vai ajudar a aliviar os nervos e a preparar o discurso. Evita, também, confusões desnecessárias, e mantém a tua ideia-chave ou fio condutor que vai permitir que voltes ao tema quando quiseres.

Pensa como eles
Mantém em mente que a audiência, provavelmente, está mais concentrada noutra coisa qualquer que não a tua performance.

Tenta agir naturalmente
Sê uma pessoa e não um robô com movimentos mecânicos e discurso decorado. Tenta manter uma postura natural e falar como se estivesses a falar para os teus amigos. Isto vai ajudar com os esquecimentos. E tenta evitar levar cábulas! É o truque para teres uma performance mais fluída e confiante. Para tal, precisas, claro, de estar bem preparado e dominar o assunto.

Faz algo de diferente
Para captares a audiência, faz algo de diferente e inesperado. Talvez uma abordagem diferente, ou a inclusão de um vídeo numa apresentação, por exemplo. Faz algo que complemente o discurso e de certo que ficarás na memória do público.

Usa exemplos do dia a dia
Para evitares os esquecimentos, tenta usar histórias do teu dia a dia para complementares o teu discurso. Vai fazer com que as pessoas entendam a mensagem mais facilmente e fiquem mais “próximas” de ti.

[Fonte: Notícias ao Minuto]
[Foto: endrian.enri @ Flickr]

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here