Dormir mais ao fim-de-semana do que durante a semana faz mal!

0
881

Quando chega o fim-de-semana, só pensas é em dormir porque a escola te arranca dos lençóis todas as manhãs, certo? Embora saiba muito bem dormir até tarde nos fins-de-semana, que acabam por ser os únicos dias em que realmente podes dormir à vontade, a verdade é que não te faz muito bem.

Dormir até não dar mais, ir acordando e adormecendo, ficar na ronha – é um sonho tornado realidade quando passaste a semana toda a acordar cedo, não é? Mas infelizmente, não te faz muito bem à saúde.

Foi feito um estudo, publicado no Journal of Chemical Endocrinology and Metabolism, em que quase 85% dos participantes dormiram mais no fim-de-semana do que durante a semana. Nestes casos, verificou-se uma maior probabilidade de criar risco metabólico, relacionado com um baixo nível de colestrol positivo, bem como maiores níveis de triglicérides e maior resistência à insulina, ou até formação de gordura corporal.

O estudo foi realizado pela Universidade americana de Pittsburgh e incidiu na análise das horas e hábitos de sono e alimentação de cerca de 447 pessoas entre os 35 e os 45 anos, sem doenças e durante sete dias.

A Universidade do Texas, segundo o El Pais, acrescenta que, ao dormires mais no fim-de-semana, não recuperas horas de sono e podes até sentir-te mais cansado/a. Isto porque todos temos um ciclo de 24 horas que vai ditar a quantidade e qualidade do nosso sono. Ao dormirmos mais no fim-de-semana, só estamos a atrasar esse ciclo.

[Fonte: Observador]
[Foto: Conny Spandl @ Flickr]

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here