10 novas startups na Universidade do Minho

0
829

10 jovens empresas ligadas à Universidade do Minho apresentam esta quinta-feira os seus produtos e estratégias, e cada uma terá 7 minutos para convencer os investidores presente a apostar no seu projeto. É o Investor’s Day!

As dez start-ups são a BikeOn (David Silva), BiotechZone.com (Diogo Amorim), Caring4u (Sónia Ferreira), GenSys (Paulo Martins), Hidroponia Conde (Luís Amorim), Hunting Health (Cristina Machado), ISSHO Technology (André Sousa), KhairPep (Artur Cavaco-Paulo), MindProber (Pedro Chaves) e Pitchzap (Eva Martins). Cada uma delas terá de convencer os investidores a apostar na sua ideia.

Estes projetos incluem desde um método que aumenta dez vezes a produtividade agrícola por área, a produtos naturais que restauram propriedades do cabelo (já à venda no Japão e Canadá), a uma estrutura amovível para levar bicicletas em autocarros, a jogos para avaliar candidatos a empregos e também a um configurador gráfico 3D para personalizar produtos.
Está ainda prometida a primeira empresa nacional em dispositivos médicos para ostomias, a primeira loja online de biotecnologia para prestadores/fornecedores e cientistas, novos modelos de gestão de artigos e de produção industrial, uma aplicação móvel de saúde baseada no perfil psicossocial de cada um e, ainda, uma plataforma de neurociência do consumo, que recolhe em tempo real dados fisiológicos e comportamentais de um painel.

Os primeiros investidores que estes empreendedores vão conhecer serão, geralmente, os business angels, cujo papel é crucial nas etapas iniciais da empresa. São pessoas com experiência na área da gestão que apoiam o empreendedor de duas formas: com entrada de capital no projeto e com o seu know-how, ajudando-o do ponto de vista estratégico e a encontrar os primeiros clientes ou parceiros, graças à sua rede de contactos.

O Investor’s Day decorre das 14 horas às 18h30, no anfiteatro B2 do campus de Gualtar, em Braga, e tem entrada livre.

[Foto: Universidade do Minho]

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here