Sabes quem foi o vencedor do prémio Melhor Filme no Lisbon Estoril Film Festival?

0
645

Terminou ontem o Lisbon Estoril Film Festival e 11 minutos do polaco Jerzy Skolimowski foi o vencedor do prémio de Melhor Filme.

11 minutos acompanha, durante 11 minutos, a vida de oito cidadãos de Varsóvia, retratando o vazio e a solidão num universo moderno. O filme foi nomeado para o Leão de Ouro no Festival Internacional de Veneza deste ano, e foi escolhido pelo comité da Polónia como candidato ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2016.

Já o prémio especial do Júri João Bénard da Costa foi para Chant d’hiver, do georgiano Otar Iosseliani. O prémio Revelação foi para The Childhood of a Leader, uma longa-metragem do norte-americano Brady Corbet.

O prémio para a Melhor Curta-Metragem foi para Mother Earth, do polaco Piotr Zlotorowicz. Este prémio distingue o trabalho dos alunos das Escolas de Cinema Europeias. Nesta categoria, foi atribuída uma Menção Honrosa a Marasmo de Gonçalo Loureiro.

O júri foi composto pela atriz Sabine Azéma, o matemático Cédric Villani, a realizadora Jessica Hausner, o fotógrafo Andrei Tarkovsky, o arquiteto Pedro Gadanho e o pianista Itamar Golan.

[Fonte: SOL/LUSA]
[Foto: Cineuropa @ Flickr]

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here