Faz as tuas próprias castanhas assadas!

0
725

Ora, nada melhor que umas castanhas para celebrar este Dia de São Martinho, verdade ou mentira?

O cheiro típico de outono é o cheiro a castanhas assadas, disso não há dúvidas. E tu podes fazê-las de 3 formas distintas e fáceis, seja no fogão, no micro-ondas ou no forno.

E para que não te falte nada, o Observador dá-te umas dicas, para que o possas fazer no conforto da tua casa. Vamos a isso?

No micro-ondas
Faz um corte horizontal e profundo nas castanhas, coloca-as numa tigela e salpica com sal. Depois, enche uma segunda tigela com água, pois a água ajuda a que as castanhas não sequem em demasia e absorve o excesso de radiação. Coloca as duas tigelas no micro-ondas, na potência máxima, durante 5 minutos. Retira a tigela das castanhas e verifica se estão no ponto. Se não estiverem, mete no micro-ondas durante mais 1 ou 2 minutos. Depois retira as castanhas, embrulha-as em papel, e deixa secar durante 5 minutos.

No tacho/frigideira
Cobre o tacho ou a frigideira com sal grosso. Depois, faz um corte horizontal nas castanhas, e coloca-as no tacho, sobre o sal, com algum espaço entre elas. Salpica as castanhas com água e mete o lume médio. Tapa com a tampa, e deixa cozinhar entre 20 a 25 minutos. Depois retira-as, embrulha-as num pano e deixa repousar durante 5 minutos.

No forno
Dá dois golpes cruzados nas castanhas e coloca-as numa panela. Enche a panela com água até cobrir as castanhas todas e mete sal. Mete ao lume e, assim que começar a ferver, retira as castanhas e mete-as num tabuleiro. Coloca o tabuleiro no forno a 220ºC entre 25 a 30 minutos. Depois, retira as castanhas e embrulha-as num pano, e deixa repousar durante 5 minutos para secarem.

Resta desejar um bom apetite!

[Fonte: Observador]
[Foto: Fernando Picarelli Martins @ Flickr]

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here