Deixa de ser preguiçoso/a e de adiar as tuas coisas

0
1244

Não sentes que muitas das vezes, queres fazer algo mas convives constantemente com a falta de motivação? Isto pode-se aplicar para começar a trabalhar em algo ou até mesmo para alcançar os teus objetivos. Para isso, nós vamos ajudar-te a combater a preguiça, tal como ensinar-te a não adiares as tuas coisas.

Segundo um artigo no Huffington Post, até temos vontade, mas muitas vezes, acabamos por adiar ou até mesmo cancelar os compromissos, ou até mesmo evitar ao máximo aquele projeto aborrecido e ir deixando para ‘logo’, ‘amanhã’, ‘outro dia’ ou ‘qualquer dia’, como explica a psicoterapeuta e autora do livro ’13 coisas que as pessoas mentalmente fortes não fazem’, Amy Morin.

Tudo isto poderá ser um grande problema, atrapalhando a tua capacidade de alcançar as metas tão desejadas. Os objetivos não se realizam até que criemos deadlines (prazos).

Sendo assim vamos-te dar a conhecer algumas técnicas que podem aumentar a motivação e diminuir a tendência para adiar. Portanto já não tens desculpa. Aqui tens 3 dicas:

1. Divide os teus objetivos, por pontos alcançáveis desde de início. Vê os teus objetivos dia-a-dia, pois assim, esta tua meta deixa de fazer parte de um ‘futuro’ inalcançável para estar presente em pequenos objetivos ‘presentes’ e que poderás cumpri-los.

2. Estabelece os prazos para o presente: Mesmo que pretendas algo daqui para vários anos, quando chegar à idade da reforma, por exemplo, é mais provável que já se comece já a trabalhar nela se estabelecer alguns prazos para o presente. Se queres daqui a uns tempos comprar um carro por exemplo, estabelece prazos como: quando é que vais começar a poupar ou até quando é que tem de atingir os 10 mil euros, por exemplo.

3. Transforma as tuas ideias ‘abstratas’ em ações concretas. Quando os teus ‘sonhos’ ou objetivos são ideias abstratas isso pode encorajar o adiamento e a inatividade. Pois ao dizeres: “Gostava de ser mais saudável” ou “Quero ser rico”, isso não te vai ajudar a atingir as tuas metas. Para isso, Estabelece objetivos concretos e atingíveis. Por exemplo, dá o passo em frente e inscreve-te numa aula de dança ou no ginásio, ou que vai poupar ou começar um curso. Identifique os comportamentos que pode começar já a adotar para atingir os teus objetivos e torná-los realidade.

Foto: [ buugphotography @ Flickr]

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here