Novidades no Museu Nacional de Arte Antiga

0
535

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, vai ter a partir de hoje, uma pintura muito especial, sendo ela nada mais, nada menos do que “Adão e Eva”, de Jan Gossaert (1478–1536), proveniente do Museu Thyssen-Bornemisza. Caso sejas um apreciador de arte não podes perder esta oportunidade.

Esta famosa obra do artista flamengo que viveu entre o final do século XV e início do século XVI, vai ser exibida no âmbito do ciclo “Obra Convidada” e ficará patente até ao próximo mês de setembro.

O quadro da coleção Thyssen que o MNAA vai exibir foi pintado cerca de 1510, possivelmente em Bruges, e é o primeiro de uma série de pares de figuras que Jan Gossaert acabaria por pintar, tornando-se numa das suas especialidades.

A obra “Adão e Eva” é diretamente baseada na gravura de Dürer, de 1504, com o mesmo nome, que circulava no meio artístico flamengo. Com isto, a obra de Gossaert vinda do Museu Thyssen vai ficar ao lado daquela obra em gravura de Albrecht Dürer (1471–1528) “Adão e Eva”, do acervo do MNAA, sobre a qual se terá inspirado.

Tendo como data de abertura o ano de 1884, o MNAA acolhe a mais relevante coleção pública de arte antiga do país, que vai desde pintura, escultura, artes decorativas portuguesas, europeias e da Expansão Marítima Portuguesa, desde a Idade Média até ao século XIX, incluindo o maior número de obras classificadas como tesouros nacionais.

Caso queiras saber mais visita o site oficial.

Foto: [ André Pipa @ Flickr]

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here