Visita o novo museu dos coches

0
1103

Se gostas de antiguidades e já visitaste o antigo museu dos coches, prepara-te pois no dia 23 de maio, vai abrir o novo museu dos coches. E vai estar em exposição, a maior colecção do mundo de coches, em Belém!

Na zona principal do museu irão estar expostos coches, berlindas (carruagens leves, de quatro rodas), carros eclesiásticos, cadeirinhas e carros de grandes boulevards, de quando, além da realeza, a alta burguesia também começou a deslocar-se nestes mesmos transportes. Já em outra parte do edifício vai estar instalada a biblioteca, a cafetaria, a oficina de restauro, o auditório e a loja oficial.

O auditório que fica ao nível térreo, está nivelado com o piso do exterior do museu, o que permite que os veículos entrem de um lado e saiam do outro. O arquitecto que desenhou o projeto referiu que aquele espaço pode ser utilizado por privados, por exemplo para a exibição de um automóvel.

Este novo Museu Nacional dos Coches foi apresentado pelo secretário de Estado da Cultura, que confirmou uma estimativa de mais de 300 mil visitantes por ano. Quanto ao seu preço, este ainda não foi definido oficialmente.

Segundo a directora do museu, Silvana Bessone, que vai assumir a direcção tanto do novo, como do antigo museu, assumiu que vão estar em exposição os 70 veículos do final do século xvii até ao século xix. Neste último período, a exposição termina com uma carruagem dos correios, a mala-posta, que marca o início do transporte público em Portugal. A nova exposição com algo único: os 26 carros que vieram do núcleo museológico de Vila Viçosa.

Já quanto ao antigo museu, este vai acolher de forma permanente quatro coches e quatro berlindas, adereços, tapeçarias e pinturas da dinastia de Bragança.

Para mais informações clica aqui.

Foto: [ LusoFox @ Flickr]

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here