Ele escolhe tudo por ti

0
833

Sabias que grande parte das publicações e das sugestões que aparecem no teu “feed de notícias”, são seleccionados pelo teu Facebook automaticamente? É verdade, foi feito um estudo e a Mais Superior sabe que te vai deixar (bastante) interessado.

Um estudo elaborado recentemente pela Universidade do Michigan, concluí que a escolha individual é mais importante do que o algoritmo do site na hora de limitar a exposição a conteúdos que desagradariam o utilizador, para isso o Facebook selecciona os teus próprios conteúdos.

Portanto a escolha deste algoritmo vai fazer que nem todas as atualizações de amigos ou páginas com ‘gosto’ apareçam no seu mural de Facebook. Isto fará com que vá aparecer com mais frequência as publicações, as pessoas ou as ideologias às quais estás mais próximo.

Esta investigação publicada na revista “Science” ainda sublinhou que é o próprio utilizador que selecciona, segundo as suas interações, quais os conteúdos que irão aparecer e serem sugeridos na sua conta de Facebook.

Em 2014, este estudo analisou mais de 10 milhões de perfis, analisando o ideológico e a preferência política de cada um, assim como as notícias partilhadas por eles, e cruzou com a informação de quais conteúdos apareceram no seu “feed de notícias”.

Finalmente, esta investigação concluiu que o algoritmo do Facebook é responsável por uma mudança de 1% na proporção de publicações que desafiariam as crenças, ideias e gostos dos usuários. Já as escolhas pessoais produzem uma mudança 4%.

 

Foto: [ jkdksh @ Flickr]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*