Dá música aos teus ouvidos!

0
913

Do velhinho vinil ao ‘mais novato’ CD, passando pelas cassetes dos 90’s, assim se escreve a história da música. Agora podemos dizer que ela se desmaterializou, isto porque se desprendeu quase por completo do suporte fisíco e rendeu-se à era virtual.

Muitas são as plataformas que agora disponibilizam música de forma gratuita e, mais importante do que isso, de forma legal. O melhor é que ficamos todos a ganhar. Os artistas promovem-se e tu ficas com toda a música que te apetecer ouvir disponível à distância de um clique.

A que mais faz sucesso, por cá e por uma boa parte do mundo, chama-se Spotify e ter acesso a ela é zero em complicações, porque podes aceder a esta plataforma através da tua conta de Facebook. O catálogo de músicas é mais do que generoso e podes ‘folheá-lo’ conforme te dê na ‘telha’. Por música, por álbum, por artista ou ainda, e se não tiveres para chatices, por playlist.Há coisa que te facilite mais a vida? Ah, e não sejas forreta porque através do Spotify podes partilhar música com os teus amigos. A parte menos boa de tudo isto é que depois de fazeres o download do Spotify, a versão de teste gratuita a que tens direito te dá direito a 10 horas de música gratuita por mês. Não há nada como experimentares (e investires na versão Premium, se vires que vale a pena!).

Bem, e se a música se reinventou porque os hábitos de quem a ouve mudaram, a rádio não podia continuar na mesma como a lesma. Por isso mesmo, foi-lhe quase lançado um ultimato “ou te reinventas ou deixas de ser pertinente numa sociedade onde as plataformas digitais já controlam o esquema”. É como forma de resposta a isso que surge o TuneIn Radio. A ‘app’ gratuita disponibiliza-te mais de 700 mil frequências de rádio, portanto, variedade no que toca aos estilos musicais é coisa que não falta.

Mas se de manhã, ao acordar, te apetecer mesmo ouvir aquela voz daquele artista que tem o poder de te arrebitar quando um dia inteiro na Faculdade é o que menos querias, podes sempre optar por guiar a tua pesquisa por aí. Procura aquela banda de que és fã, aquela música que te lembra aquele momento especial e a aplicação reencaminha-te para a estação de rádio que a está a passar nesse preciso momento. Caso não esteja a dar em nenhuma frequência, aparecem músicas do mesmo género que, eventualmente, podem fazer o gosto ao teu ouvido.

Tens também à tua disposição o SoundCloud, que foi lançado há alguns anos com o objetivo de ser utilizado somente por músicos de forma a permitir a partilha de ideias e sons entre a gente da área. Gradualmente e de forma natural, toda essa informação foi sendo disponibilizada para o público em geral, fruto da facilidade com que cada pessoa pode aceder à Internet. Isso fez com que o SoundCloud se transformasse em aplicação e a verdade é que ele já faz sucesso nos tablets e smartphones de todo o mundo.

Enquanto te divertes a ouvir as músicas que outras pessoas da comunidade partilham, podes comentar e dar a conhecer aos teus amigos através de Bluetooth, Email, Facebook, Twitter ou SMS. Esta pode ser, também, uma excelente plataforma para mostrares o teu talento ao mundo porque podes mesmo gravar sons a partir do teu telemóvel, às horas que te apetecer e onde quer que estejas, e disponibilizá-las imediatamente. Demos-te três exemplos mas, no que toca a serviços que disponibilizam música, não se houve a palavra crise. Do famoso Grooveshark ao SoundHound, passando pelo Rdio, o Deezer, o Shazam e o Napster (e estes são só alguns exemplos!).

‘Apps’ made in Portugal
Há quem lhe chame o Spotify português. No MusicBox, da Portugal Telecom (PT), tens cerca de 12 milhões de músicas à tua disposição e esta é a plataforma escolhida por muitas bandas e cantores para lançarem, em primeira mão, os seus singles. Nela podes ouvir, organizar e partilhar as músicas através do teu smartphone, do teu tablet, do teu PC ou da tua TV. O valor da subscrição mensal deste serviço varia consoante o teu tarifário. Se és cliente PT (MEO, SAPO, TMN ou MOCHE) o melhor é ires já a correr saber a quanto é que te sai ter este serviço e, com sorte, até pode ser que seja a custo zero.

O MyWay é outro caso de sucesso à escala nacional. Já são os muitos os que se renderam a esta aplicação que disponibiliza mais de 7 milhões de músicas. Nela tens acesso gratuito a rádios e playlists temáticas, e com a subscrição Premium (paga, está claro!) podes até ouvir álbuns na íntegra e sem restrições.

Uma outra plataforma que tem dado que falar é a Optimus Discos que, sendo também editora, te disponibiliza todo o conteúdo dos artistas em carteira. Eles dizem que a ideia é contrariar a pirataria, criar novos públicos, despertar entusiasmo e não dificultar o conhecimento das obras por motivos económicos ou culturais. Ótima ideia, dizemos nós!

[Foto: Johan Larsson @ Flickr]

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here