Apaixonado por automóveis?

0
756

Escrever um artigo sobre automóveis na época natalícia já foi mais fácil, sendo que nos tempos que correm, muito dificilmente alguém estará à espera de tirar um automóvel do sapatinho. O Pai Natal já pensa em reduzir ao número de renas e mesmo o Rodolfo pode bem passar a elétrico num estalar de dedos. No entanto, nem tudo está perdido para os amantes das quatro rodas. Se gostas de carros e não podes ter um não fiques desiludido, há soluções para tudo.

Um presente muito original e amigo da carteira
Se tens um amigo daqueles que é maluco por automóveis e não fala de outra coisa, podes oferecer-lhe um presente muito original. Uma conhecida marca de automóveis ofereceu aos seus fãs um presente diferente: assinaturas de um dos seus modelos. Confuso? É simples. Basta pedires a alguém que tenha um carro digno de passar autógrafos, que te deixe pintar o traçado de um dos pneus e depois pedes-lhe para acelerar por cima de uma bonita folha em branco. Pode parecer ridículo, mas fica fantástico e qualquer apaixonado por automóveis a vai emoldurar. Aproveita o espaço em branco da folha para colocar umas fotos do carro que a atropelou. Não te esqueças: usa tinta lavável e cola a folha ao chão!

Para os pacientes e engenhocas
Se tens muita paciência, alguma vontade de aprender e gostas de carros podes optar pelas miniaturas e até construir a réplica do teu carro de sonho. Por um valor bastante inferior aos originais podes escolher uma escala que te agrade quer a nível financeiro, quer ao nível do modelo e marca. Desde um pequeno utilitário, até ao super desportivo dos teus sonhos, existem kits no mercado que prometem estimular a tua criatividade e raciocínio ao máximo. Procura uma boa loja, esta deve ter um bom serviço de peças e marcas de qualidade. Quem sabe, enquanto terminas tua obra-prima, não te surge uma ideia de negócio que te permitirá comprares o teu carro sonho?
Se preferires, podes optar por um com um motor, correr contra os teus amigos e entrar campeonatos nacionais. Quem sabe se o mundo impressionante do modelismo, colecionismo ou maquetismo não pode ser o teu próximo hobbie?

Quando emoções fortes e queimar pneus é o teu estilo
Viste que eu estava a falar de miniaturas e deu-te um tédio e soneira indescritíveis? Então procuras uma relação mais apimentada com os automóveis. Se ficar a olhar para um volante através de um lupa para ver se está bem colado, não é passatempo para ti, então podes optar por ser piloto por um dia e deixar-te invadir pela adrenalina de fazer curvas a fundo. Procura um autódromo ou kartódromo que tenham serviços especiais para os amantes da velocidade. Há circuitos em Portugal que, por preços acessíveis, já dão a possibilidade de te sentares ao volante de um carro desportivo e, claro, dar umas voltas a fundo, sem limites de velocidade.

Podes trocar ou comprar carro, mas os combustíveis são uma dor de cabeça?
Há sempre quem tenha a possibilidade de ver um carro novo debaixo da árvore, mas será que vale a pena investir num automóvel neste momento? Se te preocupas com os consumos, mais uns meses sem carro não te fazem diferença e o teu carro velho ainda aguenta umas curvas, então deves aguardar.
Os carros elétricos e híbridos prometem invadir 2013 em força. Não vão faltar melhorias na autonomia e ofertas novas para todos os gostos. Se te preocupas com as idas à bomba e és dos poucos que tem a sorte de poder comprar um carro, esperar pode ser um ótimo negócio. Vais tornar-te num verdadeiro amigo do ambiente sempre que pisares o acelerador.

Sobre o autor do texto

Quem é o Diogo Teixeira? Foi dirigente associativo no Ensino Superior durante dois anos. Atualmente trabalha na Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), é editor do Razão Automóvel e finalista de Direito na Universidade Católica. Em miúdo destruía as miniaturas de carros que lhe ofereciam em segundos e os seus pais chegavam a esconder algumas. Sempre quis ser piloto de automóveis, mas teve de optar pelos estudos. Espera um dia ainda o ser…

[Foto: racingready.com]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*