A guerra ficou-lhes no rosto

0
634

Aos poucos, as tropas norte-americanas vão deixando de vez o Afeganistão, virando assim uma página negra na história dos EUA e da humanidade. Durante 11 anos, travou-se a primeira grande guerra contra o terrorismo, que Barack Obama garantiu estar próxima do fim, na reeleição de novembro último. Mas, para os que nela participaram, a guerra é impossível de apagar. Lalage Snow fotografou alguns desses homens e descobriu-lhes as diferenças.

Lalage Snow é uma fotógrafa atualmente a viver em Kabul, no Afeganistão. Durante 8 meses, propôs-se a fotografar soldados britânicos (o Reino Unido faz parte dos aliados dos EUA nesta batalha) antes, durante e depois de participarem na guerra, criando um projeto intitulado “We Are The Not Dead”.

Alguns chegaram ao combate ainda rapazes, para se tornarem, em pouco menos de um ano, homens de rostos fechados, azedos e consideravelmente mais magros. O tempo correu demasiado depressa e a guerra mudou-lhes as expressões, levando-lhes a inocência, para deixar ficar as marcas que o sol lhes cravou na pele.

De todas as diferenças que possas encontrar, a mais evidente será a dilatação dos olhos de cada um. Mais do que o período da guerra (2ª foto), parecem ser os resquícios da mesma (3ª foto) a fazer dos soldados seres humanos diferentes.

Na página do projeto, Snow foi também apontando os testemunhos dos combatentes. O sargento Alexander McBroom dizia antes de partir que não estava atormentado com a guerra: “afinal, é esse o meu trabalho”. Passados três meses, é citado a dizer “tem sido um ‘abre olhos’”. E, finalmente, decorridos mais quatro meses, McBroom garante: “é sempre aquele medo, aquela apreensão, o que é que acontece se explodirem comigo?”. O medo deixou de ser um estranho para o sargento e para os seus homens.

A fotógrafa, jornalista e realizadora Lalage Snow explica que o objetivo de “We Are The Not Dead” não foi apenas mostrar a coragem destes homens e rapazes, mas chamar a atenção para a transformação psicológica da qual não conseguem escapar.

We Are Not Dead
Chris MacGregor – 24 anos.
We Are Not Dead
Sean Patterson – 19 anos.
We Are Not Dead
Sean Tennant – 29 anos.
We Are Not Dead
Jo Yavala – 28 anos.
We Are Not Dead
Matthew Hodgson – 18 anos.
We Are Not Dead
Alexander McBroom – 24 anos.
We Are Not Dead
Ben Frater – 21 anos.
We Are Not Dead
Adam Petzsch – 25 anos.
We Are Not Dead
David McLean – 27 anos.

[Fotos: globalpost.com e Lalage Snow]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*