Com Portugal na bagagem

0
512

250 milhões de falantes, um pouco pelos quatro continentes. São estes alguns dos números da língua portuguesa, que cada vez mais se quer pujante e dinâmica. Num mundo já globalizado e num país com demonstrada capacidade de internacionalização, nasce o Grouuer, uma plataforma que quer ser ponto de contacto entre os portugueses espalhados pelo mundo. Pessoal ou profissionalmente, a distância é cada vez menor.

“O Grouuer é uma plataforma online que facilita o contacto entre os portugueses pelo mundo”. A apresentação está feita e o objetivo é que o contacto possa trazer frutos.

Uma área dedicada às “Oportunidades” vai permitir aos registados trocar informação e ofertas de emprego, estágio ou voluntariado. Em qualquer caso, o Grouuer pauta-se pela vertente democrática e abre a porta também a utilizadores estrangeiros.

A meta é, no entanto, “unir o que é nosso” e, por isso, a experiência de quem (con)vive no estrangeiro pode ser fundamental para ajudar quem está para o fazer. EUA, Canadá, Brasil, Argentina, Alemanha, Noruega ou Austrália (“sabias que há duas vezes mais falantes de português na Oceânia do que população no Luxemburgo?”, perguntam eles), o mapa da Grouuer acaba onde os utilizadores quiserem.

O nome surge através da conjugação de duas palavras, a saber: Grou, que é uma ave migratória, e Grower, termo inglês que se refere a alguém que faz crescer algo. Invertendo a ordem, chegamos a Grower+Grou = Grouuer.

Na página do projeto, é referida a ideia de que a partilha de informação entre pessoas com língua, tradições, cultura e memória comuns pode não só gerar grandes oportunidades, como promover a portugalidade e um povo que nunca temeu voar, desbravar caminho e quebrar fronteiras. A ponte está lançada.

[Foto: idealista.pt]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*