Muito mais do que Filosofia

0
707

É a história de um professor contada pelos alunos. É a busca da verdade e do conhecimento, no lugar da burocracia e das verdades feitas. “O Coro dos Maus Alunos” é uma peça com texto de Tiago Rodrigues e interpretação dos alunos do 2º ano do curso de teatro da Balleteatro Escola Profissional. Está em cena na própria escola, entre 5 e 7 de dezembro.

O Balleteatro é, para além de uma Escola Profissional, um centro produtor de espetáculos de dança e teatro e prepara-se para te apresentar “O Coro dos Maus Alunos”.

Um velho professor de Filosofia faz da juventude mental a sua principal arma para conquistar os alunos, preocupando-se, acima de tudo, em ensiná-los a pensar. Grande promotor do espírito crítico dos pupilos em relação à escola e à própria vida, rapidamente é acusado de “confundir os alunos”.

Num sistema de ensino burocrático e muito atento às regras e bons costumes, o extravagante professor acaba por ser expulso. Os alunos, que idolatram a figura com quem tanto aprendem, vão relatando o processo ao longo da peça.

“O Coro dos Maus Alunos” é uma versão moderna do julgamento a que foi sujeito Sócrates, em plena democracia ateniense, apresentando a escola como um sistema onde os valores democráticos não são mais que uma mera aparência. Tal como na história original, são os alunos que têm de defender a verdade e dar a conhecer a injustiça por que passa o professor de Filosofia.

A peça está em cena entre 5 e 7 de dezembro, pelas 21.30h (6 e 7 de dezembro, às 15h, há interpretação para grupos escolares), no espaço da Balleteatro Escola Profissional, no Porto. Os preços variam entre os 3,5 euros para as escolas e os 5 euros para o público em geral.

[Foto: avidaeumpalco.com]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*