Uma tese ao serviço das vocações

0
612

Escolher um curso Superior pode revelar-se uma tarefa muito complicada, sobretudo quando somos ainda jovens. Por isso, o aluno da Universidade da Beira Interior (UBI) Tiago Guterres acaba de concluir o Mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas com uma dissertação que procurou divulgar os cursos do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB)  junto de alunos do Secundário.

Com o título “A Publicidade Não-Convencional ao Serviço do Ensino Superior”, a tese foi realizada no âmbito do estágio curricular de cinco meses realizado por Tiago Guterres no Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem do IPCB, durante o qual desenvolveu um projeto de divulgação dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET) do IPCB junto da comunidade estudantil da Escola Secundária Nuno Álvares e da Escola Secundária /3  Amato Lusitano.

A campanha, à qual foi dada o nome de “Passaporte Via CET”, decorreu no início do ano 2012 e consistiu em dar a forma dum passaporte a toda a informação útil sobre os CET do IPCB.  O documento dava igualmente acesso a um conjunto de atividades desenvolvidas pela Cultura Vibra da Câmara Municipal de Castelo Branco no Cine Teatro.

O projeto de estágio de Tiago Guterres no IPCB englobou ainda a elaboração de um vídeo institucional sobre os CET do IPCB, que foi apresentado no início de cada uma das atividades abrangidas na parceria com a Cultura Vibra.

Com a a sua tese de mestrado Tiago Guterres demonstrou que o uso de publicidade menos institucional é bem aceite pelos públicos do IPCB, concluindo que uma comunicação de tipo não convencional reúne condições para fazer parte do plano comunicacional da instituição e, por conseguinte, de outras instituições de Ensino Superior. O novo mestre da UBI defendeu ainda que as instituições de Ensino Superior devem estar, cada vez mais, atentas a novas alternativas de posicionar as suas ofertas formativas, recorrendo a outros géneros e conceitos publicitários, tendo em conta os produtos/serviços de que oferecem, o público-alvo a que se destinam e ao espaço de mercado que existe para posicionar esses mesmos bens.

[Foto: Instituto Politécnico de Castelo Branco]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*