Inspira… Expira… E aparece

0
730

És fumador? Já foste? Queres apenas saber do estado dos teus pulmões? Então tens bom remédio: aparece no rastreio respiratório gratuito promovido pela Unidade de Pneumologia do hospitalcuf descobertas, em Lisboa, no próximo dia 16 de novembro. A iniciativa assinala o Dia do Não Fumador e o Dia Mundial da doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC).

“Se se sente cansado, tem dificuldade em respirar, tem queixas respiratórias e é ou já foi fumador deve vir fazer o rastreio de despiste de doenças respiratórias graves, como é o caso da doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC)”, alerta Cecília Nunes, pneumologista da Unidade de Pneumologia do hospitalcuf descobertas. A especialista acrescenta ainda que “apenas 20% dos doentes com DPOC, em Portugal, estão diagnosticados e tratados, pelo que esta iniciativa pretende ser uma chamada de atenção para a necessidade do diagnóstico precoce e da prevenção, através da espirometria e das consultas de cessação tabágica”.

A DPOC é uma doença respiratória que interfere com a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo e o tabaco é a causa mais frequente. Os sintomas mais comuns são a tosse com expetoração e dispneia (cansaço) em pessoas com mais de 40 anos, fumadores ou expostos a fumos ou poeiras lesivas do aparelho respiratório.

A unidade de Pneumologia do hospitalcuf descobertas possui uma vasta experiência na prevenção, diagnóstico e tratamento de todas as doenças respiratórias, realizando cerca de mil e 800 consultas de pneumologia por ano.

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*