Homenagem ao cinema, do Estoril a Lisboa

0
404

Pela segunda vez consecutiva, o que já foi o Estoril Film Festival acrescenta Lisbon ao nome, dividindo-se assim entre a linha de Cascais e a capital. Arranca hoje, até 18 de novembro, e percorre alguns territórios cinematográficos mais desconhecidos do grande público, com direito a homenagens, retrospetivas e convidados especiais.

Como em edições anteriores, o agora Lisbon & Estoril Film Festival vai ser responsável pela ante-estreia de alguns filmes que prometem marcar o ano cinematográfico. Um deles, “The Master”, de Paul Thomas Anderson, é forte candidato à presença na próxima edição dos Óscares e é também o ‘pontapé de arranque’ do festival, mais logo, pelas 18.30h. “Operação Outono”, de Bruno de Almeida, “Amor”, de Michael Haneke (Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes) ou “Passion”, de Brian de Palma, a quem será dedicada uma retrospetiva, são outras das películas que poderás ver em primeira mão.

Pelo festival já passaram nomes consagrados do cinema internacional como Pedro Almodóvar, Bernardo Bertolucci, David Lynch ou Francis Ford Coppola, escritores como J.M. Coetzee ou Yasmina Reza e músicos como Lou Reed e David Byrne. Entre os convidados para a edição de 2012 estão o ator Willem Dafoe, os escritores Hanif Kureishi e Enrique Vila-Matas e o pianista Alfred Brendel.

Com Paulo Branco na direção, e desde 2007, o festival pretende, segundo o documento de apresentação, mostrar trabalhos “que de outra forma não chegariam ao grande público”, homenageando ainda cineastas de expressão portuguesa, como será este ano o caso de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata.

[Foto: facebook.com/leffest – Retrospetiva Brian de Palma]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*