Direitos humanos em estreia na Universidade do Minho

0
570

Tráfico de seres humanos, minorias étnicas, fenómenos de imigração, guerras ou discriminação por género são alguns dos temas que vão marcar o debate que chega entre hoje e amanhã à Universidade do Minho (UMinho), na I Jornada Internacional de Direitos Humanos. “Temas e perspetivas na contemporaneidade” no campus de Gualtar, em Braga.

A organização fica a cargo dos estudantes do mestrado em Direitos Humanos da UMinho, num evento que conta com 20 oradores, distribuídos por sete painéis. A abrir o dia de hoje estará o reitor da instituição, António M. Cunha, seguido de Mário Monte, presidente da Escola de Direito, onde decorre o evento, e de alguns representantes do mestrado em Direitos Humanos.

Logo após a sessão de abertura, é lançado o livro “Violência Doméstica e Migrações – Estudo Comparado das Legislações Portuguesa, Brasileira e Espanhola Sobre Violência Doméstica em Comunidades de Imigrantes”, de Olívia Maria Cardoso Gomes.

As migrações são um dos temas centrais da I Jornada Internacional de Direitos Humanos, especialmente a vaga imigratória a que se assiste em Portugal e um pouco por toda a Europa abatida pelo flagelo da crise. Mas há mais: o tráfico humano, os refugiados que continuam a ‘nascer’ das revoluções no mundo árabe, os prisioneiros de guerra, o Estado Palestiniano, os direitos na “Idade Mídia” e na internet, a adoção de crianças, a eutanásia ou a discriminação racial, por género ou por HIV são também assuntos que marcam a agenda mundial e para os quais é preciso encontrar soluções.

Sob o nome “Temas e perspetivas na contemporaneidade”, a Jornada pretende, segundo a organização, “levar ao conhecimento da academia e da sociedade em geral os ensinamentos do que são os Direitos Humanos, os seus âmbitos e aspetos, demonstrando que todos, individual e coletivamente, estamos envolvidos com estas questões”. A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e as editoras Quid Juris e Juruá são algumas das entidades que apoiam a iniciativa.

[Foto: UMinho]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*