Empregos, linguagem universal

0
464

Em tempos difíceis, conjugar uma frase com as palavras ‘europeu’ e ‘emprego’ não é tarefa fácil. Mas é exatamente o que se vai passar nos próximos dias 25 e 26, no Centro de Congressos de Lisboa, que recebe a 8ª edição dos Dias Europeus do Emprego. 43 empresas, de mais de 15 países, vão ‘andar à caça’ de bons profissionais.

Mais de quatro dezenas de empregadores a oferecer vagas de trabalho na Europa não é coisa para se desdenhar. Promovido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), através da rede EURES, o evento já recebeu cerca de 42 mil participantes desde 2006.

Não é de admirar, já que esta se apresenta como uma excelente oportunidade para contactares com empresas e especialistas nos mais diversos mercados de trabalho, aprofundares os teus conhecimentos, perceberes que tipo de apoio terias caso desses o salto para o estrangeiro ou mesmo medires e estudares o teu plano de mobilidade.

A organização aconselha os interessados a preparem-se para a possibilidade de entrevistas, o que inclui levar um currículo ou portfolio traduzido para inglês ou para outra língua, dependendo do agente em questão. Para teres uma ideia mais precisa do que podes encontrar, informa-te acerca dos países e das empresas presentes na iniciativa que decorre a 25 e 26 de outubro, bem como das oportunidades oferecidas pelas empresas. De referir ainda que o primeiro dia é maioritariamente dedicado a profissionais da área das Engenharias ou Tecnologias de Informação, sendo o segundo mais direcionado para a Saúde, Hotelaria e Restauração e Construção Civil.

Os Dias Europeus do Emprego 2012 vão proporcionar ainda aos visitantes um programa com mais de 70 workshops, sessões de informação e apresentação de empresas, e aconselhamento personalizado acerca de temas como as tendências de mercado e oportunidades de trabalho, as estratégias mais eficazes na hora de procurar emprego, o reconhecimento de qualificações e competências profissionais além-fronteiras, as alternativas e os programas de estudo, estágio ou mesmo voluntariado no estrangeiro ou as condições de vida e de trabalho, especialmente no que diz respeito aos 15 países que estarão representados no evento.

Entre as 12h e as 20h (desde que entres até às 19h) as portas da antiga FIL, em Belém, abrem-se gratuitamente para os Dias Europeus do Emprego. A inscrição deve ser feita aqui.

[Foto: mlfonseca.net]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*