Lisboa ‘oferece’ prémio literário

0
470

Uma história de séculos, com gente de toda a parte, com guerra e fome, com reconstrução e prosperidade, com tradição e mistério, com luz e alegria. “Biografia de Lisboa” mistura um bocadinho de tudo isto numa minuciosa pesquisa de Magda Pinheiro, que lhe valeu a atribuição do Prémio Especial do Júri, no âmbito do Prémio Máxima Literatura.

O grupo de jurados foi constituído por Valter Hugo Mãe, Maria Helena Mira Mateus, Leonor Xavier, António Carvalho e Laura Luzes Torres, a presidente do júri, e distinguiu a obra “Biografia de Lisboa” de Magda Pinheiro, que chegou às bancas pela Esfera dos Livros, em setembro do ano passado.

A viagem pela história de Lisboa, com particular incidência nos mais marcantes acontecimentos associados à capital – desde a conquista da cidade à Expo’98, passando pelos Descobrimentos, pela fuga da corte para o Brasil ou pelas revoltas liberais -, constitui uma verdadeira relíquia histórica, feita a partir de uma investigação de vários anos por parte da especialista em História Urbana e autora da obra, Magda Pinheiro.

“Biografia de Lisboa” não esquece pequenos momentos e histórias do quotidiano, que oferecem a Lisboa toda a sua singularidade. Os bairros típicos como Alfama, Mouraria ou Santos estão lá, para que os possamos perceber hoje, enquanto neles vagueamos. As ‘estórias’ e as memórias que encerram ficam também largamente documentadas neste livro através da imagem e da fotografia, oferecendo a Lisboa uma vivacidade única.

Para além de “Biografia de Lisboa”, com o Prémio Especial do Júri, o Prémio Máxima Literatura distinguiu o romance “As luzes de Leonor”, de Maria Teresa Horta, e a obra “A cada um o seu lugar – A política feminina do Estado Novo”, da também historiadora Irene Flunser Pimente, que arrecadou o Prémio Máxima Ensaio. O Prémio Revelação não foi atribuído, por decisão conjunta do júri.

Edição: 2011
Páginas: 504+20 extratextos
Editor: Esfera dos Livros
PVP: 26 euros

[Foto: Esfera dos Livros]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*